terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A (in)compreensão da derrota!

No futebol, como em muitas outras áreas há intelectuais, que o “são” porque leram ou leiem muito, estudaram bastante!!!!
É o que me parece acontecer com o actual treinador do Sporting. Tenho a sensação que o senhor é um estudioso, como tal já leu ou lê muito!
Acontece que no futebol como em muitas outras áreas, não basta estudar muito, ou seja ler, ler e mais ler. Devemos parar de ler, ou então nem começar pois é uma perda de tempo, quando não percebemos patavina do que estamos a ler! Componente fundamental da leitura e do estudo, é a compreensão e a interpretação do texto ou da acção que lemos ou estudamos!
Passando ao que interessa, o futebol.
Quem está á frente da equipa técnica do meu clube, deveria dirigir uma escola para crianças com problemas de aprendizagem, ou até mesmo num qualquer centro de recuperação de jovens problemáticos. Tudo isto porque o senhor, pedagogia e filosofia tem e muita, depois da "malta" meter os pés de forma insistente, continua a acreditar, motivar e até a desculpar. A questão é que também me parece que esta filosofia e pedagogia não é propriamente a mais adequada para treinar uma equipa de futebol, um grupo de homens com ideias próprias e definidas!
Não consigo entender, quando após uma derrota, um treinador, seja ele qual for, diz que está satisfeito com os seus jogadores, com o que se passou dentro de campo! O objectivo de um jogo de futebol é após 90 minutos ter mais golos marcados que o adversário, ganhar! É por isso que há um campeonato, que se disputam competições. Se depois de hora e meia de jogo isso não acontecer, alguma coisa correu mal e das duas uma, ou os jogadores fizeram asneira e não puseram em pratica tudo o que o treinador planeou ou então o treinador nem planeou!
Como o treinador do meu clube, sempre ou quase sempre, após mais uma derrota (e tem sido muitas), dá os parabéns aos seu jogadores porque foram bravos! Parece-me que é fácil de entender ou pelo menos seguindo os raciocínios que vem nos livros, quem é o fulano que mete os pezinhos para as bandas de Alvalade!
Não basta ler os mesmos livros que o Mourinho, não basta fazer os mesmos cursos que o Mourinho…tem que se "pensar" como o Mourinho!! Caso não tenham percebido essa é a diferença!
Há dois tipos de "condutores" de homens, de lideres. Aqueles que se prepararam muito para o efeito, estudiosos com sucesso que apreenderam bem tudo o que lhes foi ensinado e transmitido e que depois com inteligência própria o conseguem por em pratica, o caso do Mourinho. Há outros que apesar de conhecerem um pouquito só da teoria, tem uma intuição particular, muita experiência, muita pratica acumulada e muito "saber" adquirido ("um saber de experiência feito") que com inteligência e perspicácia conseguem passar à pratica tudo o que foram absorvendo, o caso do Jesus. A diferença entre estes dois e os outros é simples, a rapidez de decisão, não ter medo de arriscar e a principal saber entender/ler o que se está a passar dentro do relvado.
Um jogo pode ser muito bem preparado de véspera, mas se depois dentro das quatro linhas,  quando o adversário surpreende ou as adversidades acontecem, não houver a reacção adequada no timmig certo, esqueçam lá isso. O melhor exemplo deste modus operandi e o senhor Queirós, tudo muito bem preparadinho, mas sem conseguir ler/entender o que se passa no decorrer dos jogos, como tal sem capacidade de reacção.
Sei que o Sporting não tem dinheiro para grandes voos, para grandes aquisições. Mas vai ter que ter dignidade, os seu profissionais vão ter que honrar uma camisola e um clube que em muito tem dignificado o nosso país. "Estamos" a jogar bem pior que o Olhanense, Leiria ou Paços de Ferreira, equipas com orçamentos e condições muito inferiores às do Sporting!
"Peguem" na equipa de juniores e passem-na toda com equipa técnica e tudo, para o plantel principal. Tendo em conta que os juniores são Campeões Nacionais há três épocas consecutivas, tenho quase a certeza que se corressem com a cambada que usufrui de altíssimos salários e de todas as mordomias para as quais eu também contribuo, os “putos” não iriam fazer pior, e no final haveria muito menos despesa, como tal, a tal redução de custos que a administração tanto proclama.
É que também não tenho duvidas, que no futebol, como em tudo na vida, é preciso Sorte. A questão é que a sorte dá muito trabalho! É preciso estar à hora certa, no sitio certo, com a disposição certa para “apanhar” a Sorte.
É cá uma trabalheira para agarrar a magana!

P.S.- Ser digno na derrota, é aceita-la, mas admitindo os erros que nos levaram a ela!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário