quarta-feira, 3 de março de 2010

Pour Marie et Nelma

Tentei escrever em francês, pensei em escrever em inglês, mas o texto não fluía como na minha língua materna!
Há pessoas que mos marcam!
Marie é uma tradutora, que esteve a fazer tradução de inglês/francês, para uns colegas franceses que estiveram presentes na mesma formação que eu nestas duas semanas. Aprecio os bons profissionais e Marie é muito boa naquilo que faz. O facto de de eu falar as duas línguas presentes na formação, tornou a nossa comunicação mais regular. Ela é bem disposta, tal como eu tenta que o ambiente á sua volta se torne o melhor possível. Como de todas as pessoas presentes na sala, um alemão, quatro franceses, um iraniano, um inglês e dois paquistaneses, Marie era a única com quem se podia falar, fomos falando. Marie interessou-se pelo meu blog, as questões filosóficas passaram a ser tema de conversa.
Hoje de manhã quando cheguei á sala Marie viu que eu não estava bem, tentou que eu mudasse de disposição, como eu não queria falar sobre as minhas razões, não queria dizer a ninguém que era o meu aniversário, não permiti que a minha disposição mudasse. Quando almoçávamos Marie tentou inteira-se porquê tanta má disposição, acabei por confessar! Era o meu aniversário e tinha acordado num quarto de hotel despojado de tudo e de todos os que mais amo, estava a ser duro para mim. Marie com a sua sensibilidade e compreensão tentou aliviar o meu "stress", chamando-me á razão, fazendo sentir tudo o que ela me podia dar, a sua amizade! Não o conseguiu de imediato mas contribuiu para que eu reflectisse, fazendo com que a minha má disposição passa-se.
Durante o que restou da hora de almoço, escrevi o post que antecede este, perguntei à Marie se queria ler antes de ser publicado, ela leu. Não comentou. Quando a formação recomeçou, reparei que Marie tinha lágrimas nos olhos, não estava a passar bem! Tentei inteirar-me do que se passava, não me disse. Ao fim do dia quando a disposição dos dois já estava mais perto do normal, Marie disse-me o que de facto a tinha deixado mal. Quando leu o meu post ficou ferida, sentiu-se magoada. Deu-me tudo o que estava ao seu alcance, o maior bem que podemos dar a outrem, a amizade, e eu não a tinha sentido!
Foi honesta, foi sincera, e isso é algo que aprecio muitíssimo.
Há dias assim!
Desculpa Marie!
Tenho o privilégio de partilhar a minha vida com a melhor "tudo" que uma pessoa pode desejar: a Nelma.
Porque pedi desculpa á Marie publicamente, pelo facto de não ter sentido que ela estava lá!
É justo que peça desculpa á Nelma!
Tendo em conta que ela está sempre lá! Reconhecendo publicamente que a mãe dos meus filhos, a minha Mulher, é a minha melhor amiga.
Algumas vezes também ignoro que ela está lá!
Há momentos assim!
Desculpa Nelma!
Por vezes magoamos quem não merece, somos ingratos!

1 comentário:

  1. Caro amigo, não era necessário pedir desculpas, não havia erro nenhum por tua parte. Ainda assim aceito-as. Desejo-te uma boa viagem de regresso ao lugar onde se encontram todas as pessoas que tanta falta te faziam. A tristeza faz parte da alegria... hoje é a minha vez de estar triste.
    Um abraço Ma.

    ResponderEliminar