quarta-feira, 31 de março de 2010

Religião

Tema difícil e polémico!
Sou agnóstico, fui educado segundo os princípios da igreja católica, fiz a progressão normal de alguém que frequenta a catequese e recebe os ensinamentos da Santa Madre igreja. Fui crescendo e modificando a minha opinião em relação à igreja católica. Penso que fiz a progressão mais comum entre os jovens, com a idade afastam-se da igreja, não por nenhuma razão em especial mas só porque a igreja não atrai a grande maioria das pessoas.
Tento respeitar a opinião dos outros, com a religião também não é diferente. Foi essa necessidade de respeitar o que os outros pensam, que contribuiu de forma determinante para a minha mudança de opinião. Respeitar os outros, revela um sentimento de tolerância. Sentimento esse, que em minha opinião, é pouco observado pela igreja católica!
A dificuldade que há por parte dos católicos para porem em pratica o que proclamam, foi outra das razões que determinou o meu afastamento da religião.
Quase todas as pessoas tem necessidade de acreditar em algo transcendente. É a única forma que muitas vezes existe para explicar aquilo que não percebemos ou entendemos. Tem dias que também eu faço parte desse grupo, sem nunca apelidar a “entidade” responsável pelo nosso destino, há dias, horas, momentos que tenho necessidade de recorrer ao “inexplicável”, para ficar mais confortado.
É a necessidade de sentir esse conforto, esse “apoio” que faz com que as pessoas sejam crentes. Cada um crê naquilo que aprendeu, foi aprendendo ou desistiu de aprender. Temos que respeitar essas necessidades e vontades, aliás temos que respeitar todas!
Falo da igreja católica porque é a única que conheço um bocadinho, foi-me dada a conhecer por que tem teve a "responsabilidade" da minha educação enquanto criança, e especialmente pelo Padre Américo, que além de ser o padre da paroquia lá do burgo era também meu professor, ensinou-me muito do que sei de francês e muita da gramática da nossa língua. Com ele tive algumas discussões bem interessantes, não nessa fase de estudante ou de catequista, mas mais velho, quando eu já questionava muito daquilo com que não concordava e não me parecia correcto.
Lembrei-me de escrever sobre a religião porque estava a ouvir o telejornal, uma das noticias era referente a um grupo de pessoas que questiona o que o Estado vai gastar para receber em Maio, o Papa. A missa na Praça do Comercio vai custar a modica quantia de 200.000 euros, mais coisa menos coisa. Desculpem os crentes na Igreja Católica Apostólica Romana, mas parece-me demasiado, para gastar em duas horas. Quantas bocas se alimentavam com esse dinheiro? Quantas casas se construíam com a verba em causa? Não parece correcto que para fazer erguer uma tenda que vai ser utilizada durante duas horas, se gaste o equivalente ao que seria necessário para criar habitação própria para 3 ou 4 famílias que provavelmente iria ser usada toda a vida!
É esta falta de coerência, é pela forma opulenta, é pela ostentação de toda esta riqueza que a “bota não bate com a perdigota”. Não rezam os ensinamentos que Jesus viveu de forma humilde e abnegada? Não é dessa forma que seria suposto viverem os clérigos?
Tenho muita dificuldade em entender, toda a riqueza que é ostentada pelo Vaticano. A leitura da Bíblia, sugere que se partilhe, que se divida. Os sete pecados capitais, são também uma criação da igreja católica, com o intuito de educar e controlar os seus seguidores, os grandes pensadores católicos classificaram os vícios da condição humana. Os pecados perdoáveis, aqueles que são absolvidos em confissão. Os pecados capitais: Gula, Avareza, Luxuria, Preguiça, Ira, Inveja e Vaidade, são merecedores de condenação!
O Vaticano não vive na Luxuria? Se a forma como se vive entre portas na Praça de S.Pedro em Roma, não é luxuria, então o que é luxuria?
A igreja católica não tem sabido adequar as suas leis, os seus pensamentos às mudanças que tem ocorrido por todas as sociedades onde se proclama a palavra do Senhor. Isso e a falta de coerência entre a proclamação da palavra e os actos praticados tem corroído uma instituição que desde sempre teve um comportamento muitas vezes desadequado com a Lei do Senhor.
Quem dirige a igreja não tem sabido fortalecer o que deveria ser o primeiro recurso dos católicos com mais dificuldades, sejam elas espirituais ou materiais. Muito pelo contrario, tem mantido uma politica que cada vez mais se vai afastando das pessoas, que vai desacreditando uma instituição que deveria ser sempre exemplar.
Muitas pessoas recorrem às novas seitas e crenças que vão aparecendo, para sentirem o apoio que a igreja católica não lhes dá.
Acredito que adequando as ideias e estruturas às necessidades e vontades actuais, iriam conseguir chegar a muito mais pessoas.
Pessoas bem necessitadas do conforto que só uma grande instituição como a igreja católica pode oferecer.

1 comentário:

  1. Olá querido amigo!
    Obrigada pelo "post".Estavas a ir muito em no inicio, com o qual concordo.... Faz parte da essência humana acreditar em algo! Lembremo-nos dos antepassados que acreditavam em vários Deuses (da caça, do vinho, do amor, etc). Todos nós acreditamos, nem que seja num Deus "guarda-chuva" que muitas vezes e quase sempre mesmo para os que dizem não acreditar, só é aberto quando nos chove em cima!Eu sou Católica, apesar de não ser fanática. Respeito todas as outras religiões. Consigo compreender o que dizes quando te referes a gastos estrondosos para a recepção do Santo Padre... também acho muito, mas a Igreja Católica não pode impedir que quem recebe , receba bem.... assim como eu e tu quando fazemos um jantar melhor em nossas casas, também podíamos comer um pão com manteiga e com o dinheiro do belo repasto partilhar com quem nada comeu nesse dia. Certo??? no Natal, podíamos não oferecer presentes e gastar esse dinheiro com quem não tem casa, etc.... porque não o fazemos???? porque tal como a Igreja Católica ou, neste caso, o Estado Português (que é quem vai receber o Santo Padre), sabemos que provavelmente isso não resolve, apenas remedeia temporariamente uma ou 2 situações..... Quanto ao Vaticano ser um dos estados mais ricos do mundo é verdade sim! É património da humanidade e como tal nada do que lá está é vendável.... a maior parte das coisas foram oferecidas, mas acredita que muito do dinheiro que oferecido, senão a maior parte serve para contribuir para acções humanitárias, para pagar a padres (que tb têem direito à vida e estão ao serviço da comunidade), para ajudar ONG's etc... Na verdade a Igreja Católica é desde sempre alvo de criticas e "assaltos", mas quase nunca reconhecida pelo trabalho humanitário que pratica, eu, pessoalmente acho injusto! É verdade que se cometeram erros em nome da fé cristã, que foram reconhecidos publicamente.... quem nunca errou que atire a 1ª pedra! E errantes há-os em todas as profissões e organizações. Os padres são Homens e o ser Humano erra....
    Beijinhos
    CG

    ResponderEliminar