domingo, 28 de março de 2010

Complicação!

A mente humana é realmente algo de difícil compreensão.
Como é que para alguns o que é por demais evidente, para outros mesmo depois de bem claras as coisas, ainda é complicado?
Ainda bem que não pensamos todos da mesma forma, iria ser muito complicado gostarmos todos do mesmo. A beleza que nos é proporcionada pela diversidade de opiniões, gostos e ideias, não existiria. Seria um marasmo completo! Bem vistas as coisas seria praticamente impossível a vida na terra, não haveria profissões diferentes, não haveria cores diferentes, ouviríamos todos a única musica disponível, não conseguiríamos viver!
Com diversidade de opinião podemos melhorar a nossa. Podemos ouvir diferentes estilos de musica, escolhendo em cada momento o que mais se adequa ao nosso estado de espírito. Podemos usar a roupa que nos torna mais atraentes, quando esse é o objectivo.
Podemos fazer tanta coisa, que nem temos bem a percepção de todos os meios que temos ao nosso alcance, para satisfazer as nossas “necessidades” e prazeres. Temos “tudo” para sermos felizes! E porque é que não somos?
Porque a nossa mente é complicada!
Parece que temos uma necessidade extra, a necessidade de estarmos sempre insatisfeitos!
Se por um lado isso é bom, pois é nessa necessidade que encontramos “motivação” para o próximo passo, para a próxima evolução, seja ela qual for. É pelo facto de estarmos permanentemente insatisfeitos que procuramos melhorar. Tentamos satisfazer o que são os motivos da nossa insatisfação, procurando o que pensamos nos irá dar prazer, nos irá trazer alegria e felicidade.
Por outro lado essa mesma insatisfação, essa mesma necessidade trás-nos alguns amargos de boca. Provoca-nos mau estar, quando sentimos que andamos numa busca incessante de felicidade e alegria que nunca a atingimos em pleno. Senti mo-nos impotentes para nos satisfaremos
Parece um contra senso, e se calhar até é. Mas sem duvida é quando sentimos que não atingimos o que pretendemos, é quando ficamos no marasmo que nos tornamos pessoas mais insatisfeitas, mais infelizes.
A forma balanceada como vamos sendo felizes e infelizes ao mesmo tempo, requer um esforço mental para que possamos compreender qual o saldo que obtemos quando avaliamos o nosso índice de felicidade/infelicidade. Quando bem analisado constatamos que a grande maioria das vezes, nos julgamos infelizes sem razão verdadeira para tal estado de espírito. Só porque não atingimos determinado objectivo, só porque não conseguimos satisfazer mais um capricho, dizemos que estamos mal, pensamos que o mundo está todo contra nós. Somos infelizes.
No fundo a grande maioria de nós não sabe o que é estar mal, o que é ser verdadeiramente infeliz. Temos ao nosso alcance tudo o que necessitamos para tornar a nossa vida maravilhosa, muitas das vezes não conseguimos é perceber que o que desejamos está ali, mesmo ao nosso lado.
Há uma grande tendência para complicar para o que é fácil. Procuramos o que está longe, o que é mais difícil de alcançar e descuramos o que está à frente do nosso nariz, ao alcance das nossas mãos. É uma complicação! Poderia ser mais simples? É claro que podia…mas não era a mesma coisa!!! A vida não teria o mesmo encanto, se tudo fosse simples e fácil, não tínhamos tanto gozo. Quanto mais luta dá, mais prazer se obtém. Esse é o espírito! Desde que saibamos viver bem, simplificando o que é complicado, e abandonando o inatingível!
A vida tem que ser um prazer, uma felicidade, complicada ou não temos que tentar tirar sempre o melhor partido de tudo o que nos é proporcionado.
Só sentimos dificuldades e tudo o resto porque estamos vivos!

2 comentários:

  1. As dificuldades da vida servem muitas vezes para evoluirmos como pessoas ou pelo menos para darmos valor aquilo que temos, porque nem sempre isso acontece. Dizem que a felicidade está no percurso e não no fim que se pretende atingir. O mesmo se passa com os pormenores que por vezes ignoramos e que podem ser tão importantes para a construção da nossa felicidade como os grandes momentos, um beijo, uma flor, um raio de sol, uma palavra amiga podem fazer a diferença para alguém em determinada ocasião.

    ResponderEliminar
  2. E eu que pensava que só as mulheres é que complicavam.

    ResponderEliminar