quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Mudar o mundo???

Um destes dias estava à conversa com um amigo, que muito prezo e de quem gosto muito de ouvir a opinião, que me disse: "- o teu blog tá fixe! Eh pá mas o assuntos abordados são do conhecimento de todos!"
Pois é amigo....verdade! Não tenho andado a pesquisar assuntos que possam ser considerados originais, nem mesmo a forma como tenho falado sobre o que penso pode ser considerado original. Mas já agora devo de informar que também não é esse o meu objectivo. Para o efeito há ai na nossa praça um serie de pessoas a quem cabe "descobrir a pólvora" e na maior parte das vezes "descascar" em tudo e em todos mas que eles próprios não fazem melhor do que são os objectos da sua critica!
As coisas sobre as quais escrevi, são só alguns dos temas que realmente todos nós pensamos e muitas vezes já discutimos sobre eles, mas que até agora ainda não conseguimos com que a coisa mudasse de figura.
As pessoas que "gostam" de ser modestas, tem por habito dizer que sozinhas não conseguem mudar o mundo! Este é muitas vezes o argumento usado para manter tudo como está, para que não haja chatices, para desculpar coisas que se criticam mas que depois aceitamos de boa vontade!
Pois eu não tenho como pretensão mudar o mundo sozinho, mas sei, tenho a certeza que sou peça de uma engrenagem que vai contribuir para mudar alguma coisa!
Sou eu e somos todos nós, mas sem excepção! Para bem, para mal nada vai ficar como dantes depois da nossa passagem pela vida terrena.
Alguma marca cá vamos deixar, pode ser só pelo espaço que alguém vai ocupar no local onde o seu corpo for enterrado, mas esse local vai-se tornar diferente, nunca mais vai ser como dantes.
Como tal temos que ter algum cuidado com as nossas acções e atitudes se queremos que o nosso contributo para o futuro do planeta seja mais positivo do que negativo!
Como já todos nós reparamos, os nossos filhos são os nossos primeiros seguidores, seguem o que fazemos de bem e o que fazemos de mal. Ai está uma forma de mudarmos o mundo mais uma vez! A educação que passamos aos nossos "seguidores" é também o contributo mais forte, a marca mais profunda que deixamos para o futuro do nosso planeta. As nossas atitudes por muito insignificantes que possam parecer vão ser as regras e os valores que outros vão seguir no futuro. Também foi assim connosco, também foi assim com os nossos pais, as nossas atitudes de hoje vão ser seguidas por alguém mesmo depois de nós deixarmos de existir e por alguém que nunca iremos conhecer. Quando abrimos a boca ou temos uma determinada reacção podemos ter a certeza que daqui a uns anos vai haver alguém que vai fazer disso uma regra, e aquilo que parecia ser um acto sem importância vai-se tornar uma regra de ouro para um dos nossos seguidores! Filosofia? Talvez....mas pratica. Para os defensores da relação causa/efeito sem duvida nenhuma que é assim, para os cépticos não é bem assim! Uma coisa é certa, tudo o que fizermos hoje de bem ou de mal vai ter reflexos no futuro próximo e quem sabe num futuro longínquo!
Afinal cada um de nós pode mudar o mundo! Não o mundo todo, não como nós mais gostaríamos nem com a rapidez que desejamos mas vamos acabar por mudar qualquer coisa, agora essa "coisa" só depende de nós e do quanto queremos que ela mude!

1 comentário:

  1. Todos nós sonhamos com mudar o mundo, todos nós idealizamos quanto seria espectacular poder contribuir para um mundo melhor. A verdade é que podemos não chegar a fazer algo de extraordinário que seja reconhecido por muita gente, mas isso não quer dizer que não possamos fazer pequenas coisas todos os dias que contribuam positivamente para um mundo melhor, ou pelo menos para que o mundo de alguém se torne melhor do que estava. Ao ajudarmos alguém que precisa, ao reciclarmos o lixo, ao pouparmos energia e água, já estamos a contribuir para uma maior abundância no futuro, já estamos a tornar o futuro dos nossos filhos mais sorridente. E se a nossa actuação influenciar o comportamento de outros, tanto maior será o contributo. Há quem não acredite em campanhas de solidariedade por pensar que os fundos são desviados, se todos pensarmos dessa forma então ninguém contribuiria e as pessoas que precisam não receberiam nada. Mas se nos colocarmos na pele dos outros, se calhar gostávamos de receber essa ajuda e sentir-nos-iamos gratos por alguém ter acreditado na boa fé dos outros.Há pessoas que criticam aqueles que nada dão em termos monetários (sem saber se é assim ou não), mas que ajudam com o seu trabalho, a sua disponibilidade, o seu talento ou mesmo a sua notoriedade, sem terem a noção que essas pessoas estão a contribuir de uma forma útil, porque gastam o seu precioso tempo a fazer com que muitas mais pessoas dêem aquilo que têm, ajudando a canalizar um maior número de verbas para a causa que defendem, que de outro modo passaria despercebida e não atingiria os objectivos. Se todos contribuirmos com um bocadinho não custa nada e os nossos filhos agradecem, quando chegar a altura de se apreceberem da realidade.

    ResponderEliminar