domingo, 3 de janeiro de 2010

Coisas que irritam! Parte II

Das muitas coisas que irritam toda a gente, há pelo menos uma com a qual a grande maioria de nós é confrontada quase todos os dias.
A falta de civismo na condução!
Quase todos os dias, para quem conduz com frequência há alguém a que nos apetece dar uma lição de condução ou mesmo ensinar como se comportar na via publica.
Acreditam que para a grande maioria dos condutores a regra da prioridade à direita não está mencionada em qualquer livro de código da estrada? Pois se assim não é bem que parece! Moro numa avenida, que por acaso é cruzada por outras avenidas, então não é que já ouvi por mais do que uma vez o pessoal estar a discutir quem tem prioridade porque vem na avenida principal....mentira a avenida tem outro nome, por acaso o nome de um medico famoso! Um dia destes houve um senhor que até "parecia" alguém bem formado, que desatou a chamar-me nomes porque eu "não tive cuidado a meter-me"! Eu que vinha da direita, sem sinalização a retirar-me a prioridade, até entrei devagar, tive "falta de cuidado"! A "BESTA" que vinha em excesso de velocidade e que não sabe que os veículos motorizados que se apresentam pela direita sem sinalização, tem prioridade, é uma pessoa cautelosa! Obviamente que tive que explicar ao senhor que falta de cuidado teve ele, quem fez perigar uma serie de pessoas e bens materiais foi a sua ignorância sobre as regras de condução!
Outra das regras de transito que poucos condutores conhecem é a obrigatoriadade de circular pela direita. Então na auto-estradas a coisa é mesmo dramática! O pessoal circula na faixa do meio! "Assim não tenho que andar sempre a mudar!" Este é um dos argumentos,normalmente quem o usa também usa outro que demonstra bem a faceta policial de quem o apresenta, "eu vou a 120!" Este é usado quando o belo do senhor condutor vai tempo interminável na faixa mais à esquerda, também na auto-estrada, leva atrás dele uma fila de perder de vista, mas passar o limite de velocidade é que ele não passa! Atropela uma serie de regras de transito mas o limite de velocidade esse não!
Pois é! A nossa policia também faz que não vê quando se circula na faixa do meio sem ninguém à direita, mas o limite de velocidade, esse é para cumprir!!! Será que o não cumprimento destas regras não é mais importante que o excesso de velocidade? De todos os acidentes no nosso país só 6% são nas auto-estradas, e desses 6% só 30% são causados pelo excesso de velocidade! Porque é que se controla tanto a velocidade e não se controla o que de facto provoca a grande maioria dos acidentes: A FALTA DE CIVISMO da grande maioria dos nossos condutores!
Se quisessem de facto resolver o problema dos acidentes, alem de começar por educar os condutores, teria que se fazer prevenção! Sim prevenção! Será que não há ninguém que entenda que um carro da policia à mostra reduz muito mais a sinistralidade do que um carro da policia descaractrizado! Então? Afinal o que os senhores querem é mesmo as multas, não é fazer com que haja menos acidentes, pois se assim não fosse em vez de se esconderem atrás das moitas, circulavam nas estradas do nosso país fazendo se mostrar, quero acreditar que o pessoal tinha muito mais juízo!
Tenho a certeza que não é por deixar meter um carro á minha frente que vou chegar mais tarde ao meu destino! Quando se quer chegar cedo tem que se partir cedo!
Estão agora os que me conhecem a dizer: - olha para ele, o gajo que tem o pé pesado, que se farta de acelerar!
É verdade, normalmente ando depressa, mas...respeito os outros!!! Ando depressa onde me sinto seguro para o efeito, sempre com uma coisa em mente, contar com os outros! Não circulo sozinho, nem dentro nem fora do carro, se eu for concentrado no que vou a fazer o risco que corro e faço os outros correr é muito menor do que fazem aquelas pessoas que conduzem devagar com as mãos no volante os pés nos pedais e a cabeça na lua! Continuo a pensar que mais perigoso da condução não é a velocidade, o mais perigoso é alguém sentar-se ao volante de um qualquer veiculo e não ter a noção que está a conduzir uma "arma", que pode ser letal quando mal utilizada!
(para continuar...)

1 comentário:

  1. Há uma coisa que eu não compreendo, porque motivo os "machos" ficam tão ofendidos na estrada? O que faz perder a cabeça a um homem quando circula de automóvel? Qual o motivo para se perder a calma, abrir a janela e discutir com quem nunca se viu mais gordo?
    Eu também barafusto às vezes e chamo nomes a certos condutores/condutoras, mas dentro do meu veículo, sem abrir a janela ou gesticular para todos verem. Ajuda a desanoviar, contudo, não vejo necessidade de ser mal educada com os outros, mesmo que considere estarem errados ou estarem a fazer uma grande azelhice. Nem sempre nós conhecemos os motivos porque levaram alguém a agir de determinada maneira, por vezes existem condicionantes que deveriamos ter em conta antes de julgarmos as pessoas, porque é isso que estamos a fazer.
    Se o dia nos corre mal temos tendência para descarregar nos outros, e a conduzir isso é notório, mas quando estamos bem dispostos tornamo-nos mais tolerantes e não temos tanta vontade de buzinar. Se nos lembrarmos que o outro condutor pode estar na mesma situação (com algum problema grave)ou simplesmente ter um pouco menos de experiência, talvez conseguíssemos ser mais tolerantes uns com os outros e contribuir para um trânsito mais calmo e civilizado!

    ResponderEliminar