segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Tempo....

Pois o tempo... não tem sido por falta de inspiração nem tão pouco por falta de temas, tem sido mesmo por pouco tempo disponível, que não tenho escrito!
A nossa sociedade é escrava do tempo, o relógio não para e nós temos tendência para irmos atrás dele, há dias que se o dia tivesse 26 ou 27 horas tínhamos duas ou três horinhas para nós! Como assim não é, há dias/noites que temos mesmo que dormir à pressa.
Uma das coisas que gosto em África, é que parece que o relógio parece que anda mais devagar, temos muito mais tempo para fazermos algumas coisas que aqui são "impossíveis". Neste mundo "civilizado" onde vivemos, temos imensas solicitações, temos imensas coisas ao nosso dispor para podermos aliviar o stress, o que acontece é que nos falta o principal: TEMPO! Saímos de casa bem cedo, porque se nos atrasarmos um pouquito de manhã lá vamos chegar atrasados, como tal mais vale sair mais cedo e dormir menos um bocado do que estar duas horas numa fila de transito que se reduz para 45 minutos se sairmos de casa meia hora mais cedo. No regresso a casa é que não se pode fazer nada, o que for é o que tem que ser, com sorte e sem acidentes até conseguimos chegar "cedo"( cedo significa antes de jantar!). O que acontece é que depois temos os filhos para ir buscar à escola, levar à natação, ao karate, ao inglês sei lá a todas as actividades onde metemos os nossos filhos para que eles tenham uma educação "apropriada", jantar e mais umas quantas coisas. Quando o pessoal se senta para descansar mesmo a sério já são tantas da noite, queremos é dormir. Diz-se que o tempo passa a correr, pois é o relógio não para, nem nunca vai parar, cabe a cada um de nós fazer com que ele "estique" em função das nossas necessidades. Acredito que muitas das vezes com um planeamento do que irá ser o nosso dia, com mais um bocadinho de organização se consiga fazer esticar as 24 horas do dia, nem sempre é possível, mas ás vezes ajudava!
Não quero ficar com a ideia que andei a desperdiçar o meu precioso tempo com coisas que não são úteis, das quais nem eu nem ninguém tira algum proveito! O tempo é um bem cada vez mais escasso nas sociedades modernas, tendo em conta que não há hipótese de aumentar o numero de horas do dia vamos ter que fazer alguma coisa para contrariar esta tendência....ORGANIZEM-SE!

1 comentário:

  1. Realmente o tempo é um bem precioso e curioso. Quando temos muito tempo disponível parece que anda devagar ou quando queremos que chegue determinado dia, outras vezes parece que passa a correr, principalmente quando temos algo para fazer e necessitávamos de mais tempo. No entanto, ele passa sempre ao mesmo ritmo independentemente da nossa vontade e é daquelas coisas que é igual para todos. Andamos muitas vezes a contra-relógio, a contar todos os minutos para se fazer o máximo possível, mas por vezes é preciso dispender algum desse tempo para reflectir, para analisar o que é importante e quais as prioridades que temos, para saber distinguir o essencial do acessório, o imprescendível do supérfulo.
    Para quem tem filhos existe ainda a preocupação do tempo que passamos com eles, não só na brincadeira, mas também na sua educação, não esquecendo o tempo que devemos dedicar a nós próprios para que possamos ter paz de espírito e energia para lidar com os outros. É tudo uma questão de gestão do tempo, tentar aproveitá-lo da melhor forma possível, sem esquecer as obrigações.
    A minha avó costumava dizer "Não deixes para amanhã aquilo que podes fazer hoje; Guarda que comer não guardes que fazer". Embora seja um bom princípio, não se aplica a todas as situações e por vezes devemos praticar a excepção em vez da regra, se o resultado em termos globais for mais proveitoso para todos.

    ResponderEliminar