quarta-feira, 26 de março de 2014

Transportes públicos

Há dias em que andar de transportes públicos parece que estamos numa selva, onde é cada um por si e os outros que se lixem.

Por exemplo, no comboio existem algumas pessoas que se fixam nos lugares que mais lhes convém e nem se preocupam em desviar quando alguém pretende passar. Outros fazem melhor, pedem licença para passar e quando nos desviamos ocupam o nosso lugar. É preciso ter lata!

Também aprecio de sobremaneira aquelas pessoas que andam em mais do que uma fila ao mesmo tempo, na saída das estações do comboio quando temos de passar pelo controlo dos bilhetes/passes sociais. Devem julgar que os outros são todos parvos e que não reparam nos chicos espertos que gostam de passar à frente das outras pessoas. Só demonstram uma completa falta de respeito pelos outros!

Há aqueles que só se preocupam consigo e com as suas necessidades e borrifam-se nos que estão à volta. Em tempos havia um senhor numa estação que entregava uma criança a uma senhora que seguia viajem no comboio. Pois aquela alma ficava danada por as pessoas quererem sair do comboio antes dele poder entregar a criança à mãe e nunca se lembrou de dizer à senhora para sair ao mesmo tempo que os outros, pegar na criança e voltar a entrar juntamente com as pessoas que esperavam pelo comboio. Seria bem mais fácil para todos!

As pessoas que correm para um lugar assim que vaga são de uma astúcia atroz! Por vezes nem respeitam os que estão mais perto e tão pouco querem saber se há pessoas mais necessitadas ou que já estão há mais tempo no comboio. É notável a sua rapidez e agilidade, mas também é preciso estar atento, sem dúvida.

Por vezes há pessoas que gostam de ocupar dois lugares e fazem cara feia quando alguém se mostra interessado em sentar-se no lugar dos seus sacos! Nem faço ideia o que lhes passa pela cabeça, sinceramente.

O expoente máximo da boa educação é quando se vê uma grávida ou alguém com uma criança ao colo e ninguém se levanta, é de bradar aos céus! Já passei por essa situação e chegou a acontecer que nem pedindo às pessoas sentadas nos lugares reservados as pessoas se mexiam.


Resumindo e concluindo, parece a lei da selva.  

1 comentário:

  1. É, apenas, mais uma entre tantas atitudes de falta de civismo e egoísmo para onde a sociedade involui.
    Com a nossa (passiva) condescendência, muitas vezes atiçada por uma falsa noção do que é, realmente, a liberdade.

    ResponderEliminar