domingo, 16 de março de 2014

Mulheres

As mulheres são muito complicadas, são um ser bastante complexo e são as próprias a admitir.

A verdade é que temos a capacidade de processar vários pensamentos ao mesmo tempo e realizar várias tarefas em simultâneo, o que dá uma ideia de como o nosso cérebro trabalha. Preocupamo-nos com muitas coisas e estamos frequentemente a interpretar atitudes e conversas vividas. Para uma mulher a forma como se diz o que se diz pode querer dizer muita coisa, tal como aquilo que não se chegou a dizer ou o que ficou nas entrelinhas. Nem sempre é fácil acompanhar o raciocínio de uma mulher, especialmente para um homem!

Outra das características de uma mulher é ser mais tolerante, no sentido em que é menos belicista que o homem. Na minha opinião, se as mulheres mandassem no mundo haveria menos guerras, as disputas pelo poder resolver-se-iam de forma menos violenta, sem recorrer a armas. Pode ser que esteja enganada, mas acho que a mulher tem mais vezes tendência para usar o seu sentimento maternal e não iria mandar os seus “filhos” para o combate, sobretudo se isso implicasse feridos e mortos.

Normalmente as mulheres emocionam-se mais facilmente, especialmente depois de serem mães, mas isso não significa que sejam todas umas sentimentalonas. Tal como a fama de serem muito faladoras, não se pode generalizar porque não somos todas iguais. Também a apetência para a cusquice, apontada como uma característica tipicamente feminina, não é de todo consensual. A sua maior ou menor graciosidade / delicadeza não é indiferente quando se observa uma mulher, nem tão pouco o efeito da sua beleza é inócuo na sua vida.

Dizem alguns homens que não conseguem viver com elas nem sem elas e sem dúvida que, apesar de complexas, são especiais e diferem dos homens de forma positiva. Quem tem um filho do sexo masculino e outro do sexo feminino percebe bem as diferenças de comportamento, da forma de pensar, de sentir e de responder perante as situações. Elas são mais afectuosas, mais elaboradas, mais subtis e mais manipuladoras, enquanto eles são menos sensíveis, mais diretos, mais básicos e menos complicados.

Li algures que nós somos cíclicas, está relacionado com a nossa natureza que é condicionada pelo ciclo hormonal ligado à menstruação e isso faz sentido. O nosso próprio corpo tem influência na forma como agimos, determina o nosso estado de espírito tão susceptível a mudanças. Esse é um condicionalismo biológico que desde logo nos distingue dos homens. De igual forma, todas as transformações pelas quais passamos durante a vida, com especial incidência para aquelas que sentimos durante uma gravidez, alteram-nos para sempre. A experiência de gerar uma vida dentro de nós e depois dar à luz é inexplicável e muda a forma de sentir e de viver a vida desde esse dia em diante.

Somos deveras complicadas, não negamos, mas não poderia ser doutra maneira, caso contrário a vida seria muito monótona.  

1 comentário:

  1. Bem, para primeiro post! Exaltação do sexo femenino! Efectivamente, é dificil para os homens entenderem as mulheres. São o unico ser que conheço, que quando estão bem......mudam-se!
    Muito haveria para dizer, sobre o texto, mas vou deixar assim, é o primeiro!

    ResponderEliminar