sábado, 21 de junho de 2014

Aeroportos e aviões

Um aeroporto é do mais multi..."tudo" que pode haver!
Para quem gosta de observar, para quem gosta de apreciar o que nos rodeia, passar "umas horas" em aeroportos é uma experiência fantástica!
Em Casablanca-Marrocos, por exemplo, acho bastante interessante apreciar, como as mulheres árabes mudam numa questão de minutos.
Chegadas da Europa em voos de companhias também elas europeias, quase que passam despercebidas no meio dos europeus. Escrevo quase, porque muitas delas, não passam despercebidas em lugar algum. Bonitas e bem cuidadas, fazem agitar os pescoços dos europeus quando passam.
Interessante é que todas seguem o mesmo trajecto. Depois das burocracias aeroportuárias à chegada, antes de se dirigirem à porta de embarque, do voo da Saudi Arabian Airlines fazem uma passagem "cosmética" pelas casas de banho. Desapareceram as mulheres, aparecem uns seres vestidos de preto, onde só se vêem os olhos. Passam a circular nos corredores umas manchas negras, sem identidade.....sem nada que as destinga entre si, fantasmas vestidos de preto.
Nunca presenciei à chegada de Riade, não faço ideia se haverá a mudança inversa, acredito que sim.
O que me pergunto sempre, é se vale mesmo a pena impor aos outros, regras e condutas que além de não fazerem sentido, não são para aplicar ou então só se usam quando dão jeito.
A mudança operada pelas mulheres sauditas em Casablanca, é só mais um dos sinais de como somos todos iguais e ao mesmo tempo, todos tão diferentes.
Por muito multi..."tudo" que se possa ser, há sempre algo que nos choca, aborrece, nos faz pensar! Apesar de ser aborrecido passar horas à espera, onde quer que seja, podemos sempre tentar tirar o melhor proveito possivel.......é o que estou a tentar fazer agora! Fechado dentro de um avião, sete horas e meia em viagem para Luanda-Angola, depois de cinco horas de atraso na descolagem.
Uma seca daquelas que ninguém gosta!

2 comentários:

  1. Como mulher é muito difícil aceitar as imposições que algumas culturas impõe às mulheres, mas penso que existe uma tomada de consciência cada vez maior da necessidade de mudar alguns comportamentos sexistas e cresce a intolerância às práticas contra as mulheres que existem em alguns países. Não podemos ficar indiferentes porque isso é ser conivente com os maltratos, temos de nos insurgir contra o tratamento de segunda dado às mulheres.

    ResponderEliminar
  2. Todos nós adotamos condutas/'hábitos' que a sociedade nos exige.
    Seja apenas consentida, por conveniência ou mesmo obrigação, todos nós vestimos aquele fato e gravata, o vestido mais adequado, fazemos a barba, maquilhamos,.... E depois, quando isso não se torna necessário, voltamos a ser nós mesmos, muitas vezes o oposto.
    A sociedade impõe-nos certas regras (não só no aspeto, mas também comportamentais).iAlguns seguem-nas contrariados, outros nem sequer se apercebem pois tais hábitos nos foram incutidos de pequenos, outros ainda os incentivam.
    Todos gostamos de 'estar de em sintonia' com o meio onde estamos inseridos, por vezes até mudamos comportamentos quando estamos num meio diferente daquele que é o nosso.
    Até aqui, está tudo certo. Apenas alguns decidem destoar e ser sempre eles mesmo, em quaisquer circunstâncias.
    Há sociedades que são mais diretas, impõem as suas regras em forma de lei em vez de o fazerem subrepticiamente.
    Na nossa sociedade quantos vezes nos obrigamos a condutas e hábitos com os quais não concordamos ? Mesmo sem lei, que o obrigue, sentimo-nos obrigados....
    De qualquer forma, um aeroporto é sem dúvida um lugar fantástico para observar hábitos e comportamentos do ser humano, diversidade de culturas, é um mundo concentrado.
    Eu também gosto de ficar a observar enquanto espero.
    E aprendo muito. Até a respeitar os costumes dos outros, quer o façam por vontade, necessidade ou obrigação.
    Mas gosto de saber, que depende só de mim, comportar-me como quero assumindo as consequências que tenha para com as sociedades/culturas onde estiver inserido.


    ResponderEliminar