quarta-feira, 19 de março de 2014

Educar

Educar um filho não é fácil, aliás, é uma tarefa muito complicada e complexa. Não há receitas miraculosas, nem fórmulas mágicas que resultam em todas as situações, mas a verdade é que existem algumas dicas que podem funcionar.

Uma delas é o bom exemplo. Não há nada que resulte melhor do que dar o exemplo, fazer como apregoamos que deve ser feito. A melhor forma de ensinar qual o comportamento adequado para determinada situação é agirmos em conformidade com os valores que pretendemos transmitir. O nosso descendente vai com certeza lembrar-se e vai procurar reproduzir esse comportamento numa situação idêntica.

Estabelecer regras e limites também nunca fez mal a ninguém, antes pelo contrário. É importante para as crianças perceberem que os progenitores se preocupam com a sua segurança e com a forma como eles se comportam, tanto que estão dispostos a zangarem-se com eles até conseguirem obter a harmonia em família. Educar é saber dizer não quando é preciso, só assim se pode transmitir o que é certo e o que é errado, ajudando a criança a habituar-se às contrariedades da vida e a lidar com a frustração, uma lição muito importante pela vida fora.

O amor é essencial, todos sabem, a um crescimento saudável e na educação também não pode faltar. É preciso construir a autoconfiança da criança através do amor e compreensão, reforçando as coisas boas de que é capaz de fazer, valorizando as suas qualidades com frequência, e lembrando ao mesmo tempo os aspectos que deverá melhorar. Uma atitude positiva trará com certeza melhores resultados do que apontar os defeitos e criticar as coisas menos boas, como se já fossem expectáveis ou difíceis de alterar.

Quando uma criança mente ou faz alguma maldade, não deve ser apelidada de mentirosa ou de má, mas sim chamar-lhe a atenção de que disse uma mentira ou que fez uma coisa má, para que ela perceba que apesar de ter agido daquela forma, ela não é assim por natureza e se quiser pode mudar o seu comportamento. Não é esperando o pior das pessoas que elas nos vão presentear inesperadamente com um comportamento exemplar, se acreditarem que não são capazes ou que não fazem nada direito, nem sequer se vão esforçar para tal, uma vez que esse já é o comportamento esperado. É uma questão de autoestima e de gestão de expectativas, se acreditarmos que mais ou cedo ou mais tarde vamos conseguir vencer as dificuldades, então vamos nos esforçar até ultrapassarmos todos os obstáculos.


As dúvidas são mais que muitas durante este processo, e se dantes tínhamos os ensinamentos dos mais velhos, agora temos as experiências e os artigos que lemos na internet para nos ajudar. Saber escolher o caminho mais acertado pode significar ter de passar por várias tentativas e erro, mas faz parte da vida. Todos queremos que o fruto da nossa educação seja o melhor possível e cada um faz o melhor que sabe com a melhor das intenções, mas é sempre bom ouvir outras opiniões.

Sem comentários:

Enviar um comentário