terça-feira, 22 de março de 2011

Há gente que não se enxerga!

Como tempo livre é coisa que não me tem faltado, tenho ocupado a maioria das horas do dia em leituras e escritas.
Tenho lido bastante, tanto no papel como no ecrã. No entanto os jornais e revistas online assim como os blogs têm tido mais tempo disponibilizado que a leitura no papel.
Como gosto de opinar, muitos são os comentários que vou fazendo pelos sítios que vou visitando. Há sem duvida muita coisa interessante e muito boa, em minha opinião obviamente.
O que eu adjectivo de bom tem que ter coerência. Gosto de ler algo bem estruturado, que pode até nem ser independente, mas tem que manter uma linha estruturada onde as opiniões emitidas se enquadram dentro de uma coerência de raciocínio. Gosto de ler o que nos remete para outros horizontes, outras opiniões, outras visões sobre a mesma realidade. Gosto de enriquecer com o que leio, aprender com quem pensa em frente de forma positiva.
No entanto tenho percebido que também há muita gente que não se enxerga. Gente arrogante que sem fazer uso da inteligência que lhe foi fornecida à nascença, se julga superior a tudo e a todos. Gente que pensa ter a única opinião ou visão sobre determinado assunto, valida. Atreveria-me a dizer: gente estúpida!
A questão é filosófica, mas não é por isso que deixa de ser “verdadeira”. O que é afinal o bem? O que é o mal? O que é certo ou errado?
Cada um de nós tem as suas próprias definições para estes assuntos. Cada um de nós tem uma visão muito própria com base nas vivências adquiridas. É arrogante julgar que a visão própria é a mais ou a única correcta sobre determinado assunto.
Mas no meio de tanta arrogância, há outra coisa que a mim me parece então de uma estupidez inqualificável. São as pessoas que rotulam os comportamentos alheios, que como donos da verdade, como se fosse possível, avaliam e fazem juízos de valor com base no desconhecimento total. Gente que depois de lerem ou ouvirem meia dúzia de palavras, conseguem comentar e emitir opiniões que além de despropositadas, muitas vezes são até puras faltas de educação.
Há muita gente que não se enxerga, que não respeita o seu semelhante.



“A lei de ouro do comportamento é a tolerância mutua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos.”
Mahatma Gandhi

2 comentários:

  1. Realmente há pessoas assim, que têm prazer em dizer mal de tudo e de todos, como se fossem perfeitos! E nem sequer reparam nas barbaridades que por vezes dizem/escrevem. Há pessoas que simplesmente não conseguem ver se não em frente, tal como certos animais com palas! Tudo aquilo que vai contra os seus interesses não presta, tudo o que os outros fazem está mal feito. Normalmente julgam os outros à sua semelhança e isso reflecte-se nas opiniões que emitem!

    ResponderEliminar