terça-feira, 24 de agosto de 2010

Isto vai ficar mau!

Não sou ecologista dos sete costados, nem nenhuma ambientalista acérrimo, mas sou suficientemente perspicaz e inteligente para perceber que nos vamos dar mal!
Não tenho idade suficiente para ter vivido no tempo da outra senhora! Mas recordo-me perfeitamente do tempo em que as estações do ano “estavam” mais ou menos bem definidas. Em que o Verão, podia ser mais quente ou não, mas que se “sabia” quando começava e quando acabava. Em que os Invernos podiam ser mais ou menos rigorosos, mas tinha “data”certa.
Hoje, e com grande tendência a piorar, ninguém sabe nada do clima! Se a questão fosse só a indefinição das estações do ano, a coisa até nem era grave. O problema é que alem de todas as indefinições, as intemperes ou catástrofes naturais “são” muito mais “normais”, ou seja, é recorrente, é muito mais frequente, noticias, imagens de castastrofes que vão acontecendo á volta do mundo. Muitas delas fora de época e duma brutalidade assustadora.
A forma como estamos a “evoluir”, tem reflexos que não controlamos. Se não nos conseguimos controlar a nós próprios, como é que vamos controlar os outros ou mesmo aquilo que nunca esteve debaixo do nosso controlo, como é o exemplo do clima?
Todas as asneiradas que vamos fazendo, vão “queimando” as hipóteses de sobrevivência do nosso planeta, nas gerações futuras!
Quando há uns anos atrás, eu ouvia na radio ou TV, que dali a 50 ou 60 anos o planeta ia estar mais quente, ou que determinada zona iria desaparecer devido ao degelo, para ser honesto, a “coisa” nem me aquecia nem arrefecia. Eu pensava para comigo, nessa altura se ainda cá andar, já estou velho, nem vou dar por isso! Acontece, é que desses 50 ou 60 anos, já passou uma grande parte, e as coisas tem tendência para acelerar! 0 que demorava 50 anos para acontecer há meia dúzia de anos atrás, hoje só demora 40. Esse é o primeiro facto que me preocupa. Depois eu há uns anos atrás também não tinha descendência! Quem a tem, sabe como isto nos altera a forma de pensar em relação ao futuro. Há ainda outro factor, é que quanto mais velhos vamos ficando, mais “conscientes” nos vamos tornando! (Espero nunca me tornar completamente consciente!!!)
Quanto mais aquecermos, mais vamos queimar!
Quem por exemplo, mora perto ou mesmo numa grande cidade e tem a possibilidade de se deslocar para fora da mesma, de tempos em tempos, sente a diferença. Nos dias de Verão há uma “nuvem” de neblina por cima das cidades, que nos tira a visibilidade, e que nos faz respirar todos os “dejectos” que atiramos para a atmosfera. Só nos apercebemos dela, quando respiramos ar puro ou quando entramos na cidade, vindos de uma área muito menos poluída.
Há pormenores, que nos poupariam chatices e males maiores no futuro, quase todos temos conhecimento do que poderíamos evitar para que o nosso futuro fosse menos “doloroso”. Muitas vezes queimamos, poluímos, estragamos o que nos vai fazer muita falta num futuro que não se avizinha longínquo.
Mais uma vez, se cada um fizer a sua parte, todos vamos fazer muito!
Muito que possamos fazer é pouco para todo o mal que já fizemos! 

1 comentário:

  1. As alterações do clima são a resposta da natureza à acção do homem, é que apesar do homem pensar que pode dominar a natureza, ela vem e mostra-nos como somos impotentes perante a sua força! Havia um filme de terror que dizia "Dont't fuck with mother nature!" e é isso que ainda não interiorizámos bem. Enquanto não tomarmos consciência de que só nos estamos a prejudicar a nós próprios e aos nossos filhos não vamos conseguir inverter a situação!

    ResponderEliminar