segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Amigo/Amiga!

Um destes dias, estava sentado à mesa de um restaurante, e ouvi uma conversa entre casais, que achei muito interessante. Não fui indiscreto ao ouvir a conversa, porque quem falava, fazia-o para que os demais ouvissem a sua opinião.
O assunto era a Amizade. Amizade entre sexos diferentes.
O individuo que falava, estava acompanhado da sua mulher ou companheira, num grupo relativamente grande, ou seja falava para amigos.
O que se questionava, e que a mim parece muito pertinente, é o facto de como a amizade é censurada ou vista com “olhos” diferentes quando se é amigo de alguém do sexo oposto.
Vou jantar com os meus amigos! É uma frase que muitos homens pronunciam, provavelmente a maioria deles, dirigem-na à sua companheira. Não há nada de errado, nem poderá haver. A situação é pacifica, não há mal entendidos, não há duvidas, não se questionam muitas coisas, o local do jantar, os nomes dos amigos, e a diversão depois do jantar. Sem grandes “ondas”, provavelmente o que provoca mais inquietação é a diversão depois do jantar. Mas tudo mais ou menos tranquilo!
Atenção, estou-me a referir a relações, onde cada um dos seus intervenientes, sabe e percebe que o “todo” se constroi com as “partes”, ou seja, é preciso que cada um se sinta bem para que ambos estejam satisfeitos. Onde as saídas com amigos, em grupo ou sozinhos, fazem parte da relação, por habito ou “necessidade” . Onde os sentimentos de confiança e respeito se impõem aos sentimentos de posse e ciume.
Continuando…
Se o mesmo companheiro(a), quando informa a(o) sua(seu) companheira(o) do tal jantar de amigos, em vez de se referir a amigos do mesmo sexo do seu, se referir a amigos do sexo oposto, pinta-se um quadro, faz-se um filme! O jantar entre amigos, normalmente é visto de forma diferente. Há interpretações varias, mas quase todas, com sentidos deturpados. O que é um jantar normalíssimo entre duas pessoas do mesmo sexo. É um jantar de engate, um poço de problemas, se os dois amigos tiverem sexos diferentes! Uma estupidez, em minha opinião!
Tenho algumas amigas, com as quais e por razões varias, nunca me ocorreu ter outro tipo de relacionamento que não o de uma amizade tão pura e sã como tenho com os meus amigos “machos”. Não consigo entender as diferenças entre sexos, como não consigo entender as diferenças entre raças, entre cores e por ai fora! Em todo o lado, em todas as cores, em todas as raças, em todos os sexos há gente boa e gente má! Não podemos fazer juízos de valor (nunca, mas muito menos…), sem primeiro saber as razões e as motivações de determinados actos.
Nem sempre o que parece, é! Nem sempre o que é, parece! 

1 comentário:

  1. É verdade, entre os verdadeiros amigos não existe atracção sexual, porque se existir pode causar problemas. É a velha questão, da ocasião faz o ladrão! Mas numa amizade sincera prevalece o respeito mútuo e essas questões não se misturam. Tudo depende da atitude que se tem!

    ResponderEliminar