sábado, 20 de fevereiro de 2010

Que orgulho!

Há experiências que os marcam, umas de forma positiva outras de forma negativa. Uma Lapalissada (constatação do óbvio)! Só que há umas que nos marcam mais do que outras, apesar de todas elas contribuírem para a nossa evolução enquanto seres humanos. As que nos marcam mais, fazem evoluir de forma mais rápida o nosso comportamento (carácter). Eu escrevi evoluir, porque penso que todas as mudanças que fazemos enquanto pessoas, sejam elas quais forem, são uma evolução na nossa efémera passagem pelo planeta que habitamos.
De volta ao assunto. Felizmente para mim, tenho tido algumas experiências marcantes!
Há algum tempo atrás, houve uma pessoa (de quem não me lembro do nome!) que com meia dúzia de frases, numa conversa de cinco minutos, me fez mudar de atitude, limpando por completo uma ideia que eu transportava comigo há vários anos.
Nem essa pessoa é uma fora de serie, nem eu alguém "fechado" ao mundo. O que aconteceu, foi que ela (era uma mulher) tinha um ponto de vista diferente do meu sobre o mesmo assunto, e de uma forma simples, usando as palavras "correctas" me expôs o que era a sua opinião, sobre o único "arrependimento" que eu tinha na minha vida! Depois de ouvir os argumentos dela, fiquei diferente! Uma magoa que carregava há imensos anos desapareceu em segundos!
Muitas vezes seguimos um caminho, normalmente o que consideramos o melhor, e depois se revela o mais "esburacado".
O que normalmente acontece quando nos deparamos com os buracos (do caminho), temos o habito de pensar que fizemos uma "escolha" errada e que provavelmente os outros caminhos teriam sido uma "escolha! mais acertada.
Nada de mais errado!
Primeiro, porque nunca saberemos de facto o que teria acontecido se tivéssemos feito outra "escolha". O que conhecemos foi o caminho que percorremos, tudo o resto são suposições, hipóteses, nada mais.
A segunda, porque são os "buracos" e todo o trajecto que percorremos que nos tornam nas pessoas que somos. Foi a nossa "escolha", com as dificuldades e as experiências que fomos vivendo que nos moldou o carácter, o comportamento, as atitudes.
Só há uma razão para se pensar que as escolhas não foram as melhores! Quando alguém se olha ao "espelho" e não gosta do que vê, não o que se vê no reflexo do espelho, mas o que se vê no reflexo da alma. Se isso acontece, foi porque não houve vontade, habilidade e inteligencia suficientes para aprender e apreender com o passeio que a vida nos vai proporcionando.
Há que ter orgulho! Orgulho não é um defeito, é uma virtude, só é defeito quando elevado ao extremo, mas isso é o que acontece com tudo o que é extremado, deixa de ser uma coisa positiva para tornar em algo negativo.
Ser orgulhoso é ter consciência das "escolhas" que fomos fazendo ao longo do nosso trajecto.
Ser orgulhoso é ter sabido dar a volta por cima a situações que nos empurravam para baixo.
Ser orgulhoso é saber aproveitar as lições do passado para ter sucesso no presente pensando no futuro.
Vamos ser orgulhosos!

1 comentário:

  1. No entanto é preciso ter cuidado com o orgulho, porque em excesso pode ser pernicioso! Deve estar equilibrado com alguma humildade, caso contrário pode dar origem a demasiada vaidade.

    ResponderEliminar