terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Necessidades.

Como todos nós sabemos, só necessitamos daquilo que conhecemos!
Pois é todos sabemos, mas poucos se apercebem disso! Há uns quinze anos atrás, sim só quinze, havia umas caixas enormes, que mais pareciam os rádios que os militares usam em operações, às quais se chamavam telemóveis! Além do tamanho exagerado, também o preço era grande. Até aparecerem essas caixas, não havia necessidade de as pessoas se contactarem com tanta frequência. Havia os telefones fixos, para a comunicação oral à distância, os faxes o telex e o correio normal. Todos nós conseguíamos viver, por incrível que pareça! Este incrível é aplicado à criançada com menos de 15 anos. Mais complicado ainda para eles...não havia net! Quando precisávamos de alguma coisa, como pesquisar sobre uma determinada figura publica, era uma trabalheira, pois normalmente tinha que se andar de biblioteca em biblioteca para tentar encontrar uma parte, daquilo que hoje conseguimos encontrar com a rapidez de um clique. Mas não precisávamos de mais, conseguíamos fazer tudo o que nos propúnhamos, com mais ou menos dificuldade, mas achando que aquilo que de dispúnhamos era o suficiente para sermos felizes!
Nos dias de hoje é bem diferente, temos muito mais necessidades, e apesar de termos muitas mais coisas ao nosso dispor nunca estamos satisfeitos!
A quantidade de informação de que dispomos, é em minha opinião a grande responsável pela nossa insatisfação constante. Passamos o tempo a desejar coisas, porque somos injectados com campanhas constantes de apelo ao consumismo.
É verdade que por causa da forma global como as nossas vidas se desenrolam, somos "obrigados" a ter necessidades que não seriam imagináveis há uns anos atrás. As fronteiras que limitavam os nossos conhecimentos e as nossa necessidades desapareceram, hoje tudo é possível, o que só estava disponível em determinada região ou cultura passou a poder ser usado por toda a gente. Por toda a gente que tenha acesso às autoestradas da informação! Por incrível que pareça, temos dificuldade em imaginar o que seriam as nossas vidas sem net, por exemplo, esquecendo por completo que há muitíssimas pessoas no mundo inteiro que nem agua potável têm!
Há uns anos atrás fiz uma viagem de trabalho, que foi provavelmente a que mais marcou, por varias razões e mais uma! Eu estava instalado num hotel de cinco estrelas, que quem pagava o meu alojamento, dispunha todos os dias de 275 dólares para que eu pudesse dormir, tomar o pequeno almoço e jantar, tendo em conta que isto se passou há mais de meia dúzia de anos, uma verdadeira fortuna para sete dias de estadia. Bem esta parte não tem nada de extraordinario! Há hotéis bem mais caros! O que para mim foi extraordinario teve mais a ver com aquilo que fui confrontado, quando dei uma gorjeta de cinco dólares a um empregado do hotel, que era o responsável pela limpeza do meu quarto, e que porque eu me esqueci do telemóvel no quarto, ele não ficou com ele, pelo contrario guardou, sem perceber o que estava a fazer dei-lhe o equivalente a um terço do ordenado mensal!!! Ai tive consciência da diferença das necessidades que temos por esse mundo fora, ele se me tivesse ficado com o telemóvel, não ia usufruir nada, pois não tinha necessidade dele, não tinha para quem ligar e muito menos dinheiro para o "sustentar". Vende-lo? A quem? Mesmo o dinheiro que lhe dei, que para ele era muito, ele não tinha necessidade dele, estava habituado, tinha a vida "estruturada" para viver com 15 dólares mês. A falta de necessidades daquele homem tem só a ver com a sua falta de informação, porque aos meus olhos, necessidades tinha ele muitas, só que ele desconheci-as, nunca tinha sido confrontado com elas.
Também eu passei a ter necessidades diferentes, também eu nunca tinha sido confrontado com um "mundo" diferente do meu, em que as prioridades e as necessidades são coisas inimagináveis para mim, só porque são dados adquiridos e com os quais eu me habituei a viver sem sequer pensar como seria viver sem eles!
Quais serão as necessidades de alguém que tem que fazer um esforço idêntico ao meu só que para objectivos bem diferentes?
Eu necessito de um ordenado extra para ir de férias para um local paradisíaco, esse alguém necessita de um ordenado extra para comer uma pizza!!!!

1 comentário:

  1. È verdade, nós por muito que nos tentem fazer compreender as razões ,necessidades,e os sentimentos, nunca os compreênderemos se nunca tivérmos passado por eles.
    " Eu percebo, eu compreendo " é uma hipocrisia quando dita sem conhecimento de causa.

    ResponderEliminar