sábado, 6 de fevereiro de 2010

Tristeza!!!

Estou triste!!!
Gosto muito do nosso país, além de ser Alentejano gosto muito de ser Português. Sou daqueles que defende o nosso país em qualquer circunstância, sou dos poucos que ainda pensa que este cantinho à beira mar plantado, é dos melhores locais do mundo para se viver!
Pode haver aqui algum exagero, mas é aquilo que sinto, apesar de já conhecer um bocadinho do planeta azul, já ter dado umas voltinhas por aí "around world", e de alguns dos locais por onde passei me terem marcado de forma profunda, gosto muito de Portugal.
Acho também que o melhor e o pior de um país são as suas gentes. Já estive em locais de grande pobreza, mas onde as pessoas que me receberam, fizeram com que eu tivesse sentido uma grande riqueza à minha volta. O contrario também já aconteceu, locais muito ricos, mas onde senti uma pobreza extrema. Tudo por causa das pessoas, por muita beleza natural à nossa volta, se as pessoas não forem amistosas, não se consegue desfrutar nada!
Estou triste! Porque o nosso país está a ir por um caminho que o está a tornar num local muito pouco acolhedor. Temos umas condições geográficas extraordinárias, o nosso clima é o melhor da Europa, a nossa cozinha é muito boa, as nossas gentes...
bem as nossas gentes, até algum tempo atrás, eram amistosas, acolhedoras, sabiam receber! Temos mudado tanto, tanto, que até isso está diferente. Não me agrada a nossa evolução, temos uma certa tendência para "apanharmos" o pior, seria natural, porque estamos na Europa, que a nossa evolução fosse no sentido de nos aproximar mo-nos dos países do norte, mais ricos, não só na economia mas também culturalmente. Mas não, tenho a sensação que nunca tivemos tão próximo de África e dos países do Hemisfério sul, onde reina a desorganização, a corrupção, onde a democracia tem um conceito diferente um conceito que também é partilhado pela liberdade! Há liberdade e democracia ... mas só até onde os governantes e decisores políticos entendem!
Pois neste cantinho estamos a ir pelo mesmo caminho, quando os opinion makers dizem que nos estamos a afastar dos nossos congéneres Europeus, normalmente estão se a referir em termos económicos. Pois eu acho a o nosso maior distanciamento é a nível cultural, estamos cada vez mais longe ... estamos cada vez mais perto, do pior que poderíamos desejar, a nossa insolvência cultural!

1 comentário:

  1. Permita-me discordar. Penso que a nossa cultura não está pior, nem melhor, sempre foi assim. Se por um lado somo um povo simpático por outro também valorizamos a trafolhice e a arte de enganar, quanto mais não seja o Estado! Mas isto é histórico, já vem de longe e não me parece que tenha ficado pior, apenas os media o tornaram mais visível.
    Continuamos a ser um povo de brandos costumes, por vezes dados à melancolia, mas não me parece que tenhamos abandonado a nossa cultura ou que esta esteja a descambar. Os burlões vão existir sempre, tal como os corruptos e todos aqueles cuja ganância não olha a meios. Alguns serão castigados, outros não, pelo menos pela sociedade (quem sabe se a justiça divina não se encarregará dos restanes?). Resta-nos contrariar essa tendência denuncianado aquilo que deve ser denunciado e tentar não deixar passar incólume os casos que vêm a público.

    ResponderEliminar