domingo, 9 de setembro de 2012

Como vivem os Portugueses!

Segundo os últimos dados conhecidos, o salário médio em Portugal não chega aos mil euros! Alguém que receba o equivalente aos ordenados mínimos da Bélgica, Holanda, França, Irlanda......em Portugal está muito acima da média! Alguém que receba 1500 euros de ordenado bruto, faz parte da classe alta da sociedade.
Vamos fazer contas!
Um casal a ganhar a cima da média, vamos dizer que em conjunto tem um rendimento bruto de 3000 euros, com dois filhos, ambos em idade escolar, vão descontar os dois para retenção na fonte, vulgo IRS, 225 euros cada. De TSU vão ser descontados 165 euros a cada um dos cônjuges. Em casa vão entrar 2220 euros. O estado ficava logo à partida com 780 euros, a partir de Janeiro com a subida da TSU para 18% o estado come por cada um deles mais 105 euros. A partir de Janeiro o estado vai ficar, sem se esforçar, com 1/3 do salário, deste casal, logo à saída da caixa. Mais 460 euros, vão ainda ser levados pelo estado, 23% dos 2000 euros que irão ser gastos nas compras do mês! Metade do salário bruto deste casal, serve para pagar não se sabem bem o quê.....tendo em conta que todos os serviços que o estado nos presta são pagos.  
Ora este casal, que tem dois filhos, e vive numa casa própria adquirida com empréstimo bancário, tem também um carro. Os filhos porque só tem aulas de manhã, ou de tarde, passam o resto da parte do dia, num ATL, Para este "luxo", sem actividades extras, o casal despende mais de 600 euros mensalmente. A renda a pagar ao banco é o mais difícil de calcular, mas vou estimar que em "média" 500 euros, não andará longe da realidade. No que à "alimentação" da casa diz respeito, agua, luz, gás, electricidade, telefone, condomínio, nunca menos de 200 euros por mês. 
Para o carrito, comprado também com recurso ao credito, vamos dizer que 200 euros, pagam a mensalidade, se em cima colocarmos mais 100 para combustível e portagens, não me parece descabido. Como o carro só anda praticante ao fim de semana, o casal gasta ainda mais 80 euros no passe social, usam os transportes públicos para irem trabalhar. Bem arredondando, 400 euros será mais ou menos o gasto mensal em transportes. 
Até aqui, sem alimentação o casal já gastou 1700 euros......como todas as contas para trás, são absolutamente necessárias, restam 300 euros para a alimentação. Não é difícil de imaginar como é criativa a vida deste casal, não é difícil de imaginar como qualquer despesa extra, como a manutenção do carro, é uma grande dor de cabeça. Não é difícil de imaginar, como quem nos governa, não tem a mínima noção de como vivem os Portugueses. 
Este exercício que fiz, não é um estudo comprovado cientificamente, nem tem assinatura de um bom e caro, gabinete de estudo e estatística. No entanto é baseado na realidade, coisa que me parece que os estudos apresentados aos decisores políticos, não tem em conta, a realidade! 
Gostaria de saber se o senhor P.M., ou outro qualquer membro do governo, conseguiria viver a alimentar-se com 300 euros por mês? 
Pois eu não consigo! Alimentar-me 22 dias por mês, onde almoço todos os dias fora de casa, gastando uma média de 8 euros por refeição, pelo menos 175 euros tem destino garantido. Tendo em conta que com a minha mulher se passa o mesmo, iríamos ter que escolher, se almoçava-mos ou jantávamos.... Para os meus filhos....ah pois, iria aqui a casa do meu "vizinho" (tendo em conta que moro em Massamá), buscar do mesmo que ela dá às filhas!
Como é que é possível, que continuem a tirar aos que pouco ou nada tem, para continuar a alimentar os que até agora ainda não prescindiram de nada nem tão pouco dos luxos que marcam as diferenças entre classes!

Sem comentários:

Enviar um comentário