sábado, 15 de outubro de 2011

País pobre, país rico....

Um português recebeu de um amigo seu, nova-iorquino, que conhece bem Portugal a seguinte resposta, quando lhe disse: 
- Sabes, nós os portugueses, somos pobres!
- Esta foi a sua resposta: 
“- Como podes tu dizer que sois pobres, quando sois capazes de pagar por um litro de gasolina, mais do triplo do que eu pago?
- Quando vos dais ao luxo de pagar tarifas de electricidade e de telemóvel 80 % mais caras do que nos custam a nós nos EUA?
- Como podes tu dizer que sois pobres quando pagais comissões bancárias por serviços e cartões de crédito ao triplo que nós pagamos nos EUA?
- Ou quando podem pagar por um carro que a mim me custa 12.000 US Dólares (8.320 EUROS) vocês pagam mais de 20.000 EUROS, pelo mesmo carro?
– Podem dar mais de 11.640 EUROS de presente ao vosso governo do que nós ao nosso.
- Nós é que somos pobres, por exemplo em New York o Governo Estatal, tendo em conta a precária situação financeira dos seus habitantes cobra somente 2 % de IVA, mais 4% que é o imposto Federal, isto é 6%, nada comparado com os 23% dos ricos que vivem em Portugal. Contentes com estes 23%, pagais ainda impostos municipais.
- Um banco privado vai à falência e vocês que não têm nada com isso pagam, outro, uma espécie de casino, o vosso banco privado quebra e vocês protegem-no com o dinheiro que enviam para o Estado.
- Vocês pagam ao vosso Governador do Banco de Portugal, um vencimento anual que é quase 3 vezes mais que o do Governador do Banco Federal dos EUA...
- Um país que é capaz de cobrar o Imposto sobre Ganhos por adiantado e Bens Pessoais mediante retenções, necessariamente tem de nadar na abundância, porque considera que os negócios da Nação e de todos os seus habitantes sempre terão ganhos apesar dos assaltos, do saque fiscal, da corrupção dos seus governantes e dos seus autarcas.
- Um país capaz de pagar salários irreais aos seus funcionários de estado e da iniciativa privada.
- Os pobres somos nós, os que vivemos nos USA e que não pagamos impostos sobre o ordenados e ganhamos menos de 3.000 dólares ao mês por pessoa, isto é mais ou menos os vossos 2.080 €uros. Vocês podem pagar impostos do lixo, sobre o consumo da água, do gás e da electricidade. Aí pagam segurança privada nos bancos, urbanizações, municipais, enquanto nós como somos pobres nos conformamos com a segurança pública.
- Vocês enviam os filhos para colégios privados, financiados pelo estado enquanto aqui nos EUA as escolas públicas emprestam os livros aos nossos filhos prevendo que não os podemos comprar. 
- Vocês não são pobres, gastam é muito mal o vosso dinheiro!!!!!!!
- Vocês, portugueses, não são pobres, são é muito estúpidos ......."

Sem comentários:

Enviar um comentário