domingo, 4 de setembro de 2011

Deveriam ter vergonha...e não têm!


O que se está a passar com a economia mundial e especialmente a europeia, é uma verdadeira vergonha.
Os “senhores do dinheiro”, coadjuvados ou assessorados por aqueles que fazem o que querem e lhes apetece, os políticos, andam a  brincam com tudo e com todos. Já tiveram tempo suficiente para perceber que o que estão a fazer vai acabar por destruir o mundo em que vivemos hoje. Não é o melhor, mas o que se avizinha parece ser bem pior! Eu até não tenho uma visão catastrófica, mas parece-me óbvio.
Alguém é capaz de me explicar por que é que os juros da divida soberana continuam a subir, tendo em conta que o “país goza” de protecção do FMI e do BCE. Alguém é capaz de me explicar porque é que o risco de “default” tem sempre vindo a aumentar, mesmo sabendo que os objectivos que foram traçados com vista à saída da crise, tem sido cumpridos.
Na minha perspectiva de leigo, há qualquer coisa que não bate bem. Já não posso com os “mercados” nem por nada! Essa ou essas instituições que “ninguem” sabe quem são, mas que no entanto são as causadoras da desgraça de tantas famílias na Europa, especialmente, deveriam começar a ter em conta o futuro, não o do dia seguinte, mas o dos anos seguintes. Anda tudo louco, ou é só uma sensação minha?
Há coisas estranhas, mais uma vez é o leigo que escreve. Em 2008 os países da zona Euro estavam todos “optimos”, com taxas de desemprego baixas, economicamente ia tudo de vento em popa (mais ou menos), até se dá a conhecer ao mundo um tal de Bernard Madof, um americano vigarista que até então só era conhecido dos senhores da alta finança. Pouco tempo antes e também no país do “Uncle Sam” tinha sido revelada a crise do Subprime, sim porque ela já existia há algum tempo. Começa a “catastrofe”.
O que é estranho para mim, que não percebo nada do assunto, é porque é que os Estados Unidos, que foram os vigaristas da coisa, continuam em alta e a Europa é que se está a ir abaixo? Ou será que são os vigaristas que continuam a controlar os “mercados” e que isto só vai parar quando estiver tudo de rastos e “meia” dúzia de “caramelos” donos e senhores absolutos do mundo.
No mundo dito civilizado, fazem-se campanhas de solidariade para com os países mais podres, procuram-se donativos para aliviar a fome em África e melhorar as condições de vida onde elas não existem de todo. No entanto nesses mesmos países faz-se muito pouco para evitar que aqueles que fazem o mundo girar, os que trabalham, os assalariados, percam direitos e regalias que por direito próprio foram adquirindo. A evolução que tenho observado, por estranho que possa parecer tem sido no sentido contrario ao que seria previsível. Temos evoluído no sentido da cultura mais subdesenvolvida e não o contrario. Cada dia que passa os pólos estremam-se mais, a nível financeiro. Em África há poucos com muito e muitos com pouco. Por estas bandas a coisa estava mais equilibrada, havia poucos com muito, muitos com qualquer coisa e poucos com nada. Se quisermos ser sérios e honestos, percebemos que já não é bem assim, a mudança tem sido no sentido que referi anteriormente.
A culpa essa vai continuar a morrer solteira! Pois os culpados todos sabemos que são os mercados, a questão é que esses tais mercados não se deixam identificar.
Como os mesmos não tem vergonha como será que isto vai parar?

1 comentário:

  1. Há coisas que realmente não fazem sentido, pelo menos par alguns!

    ResponderEliminar