domingo, 16 de janeiro de 2011

Competitividade!

O nível educacional da nossa população tem aumentado, ou pelo menos é isso que nos querem fazer querer.
Partindo deste pressuposto, não consigo entender como alguns responsáveis por diferentes áreas deste país continuam a falar às pessoas como se fôssemos todos uns labregos, engolíssemos todas as barbaridades que se dizem por ai.
Um dos argumentos que não consigo entender, prende-se com a nossa suposta, falta de competitividade.
Vou falar da Alemanha, porque é o país que conheço melhor a seguir a Portugal.
Os alemães são competitivos, são líderes de mercado, são o país que mais exporta na Europa. Os produtos alemães são reconhecidos pela sua qualidade e eficiência. Com excepção da taxa de mortalidade infantil, todos os outros índices de desenvolvimento, estão muito acima dos nossos. Os impostos que os contribuintes alemães pagam, são em muitos casos inferiores aos nossos, quando comparamos os produtos taxados. Têm uma espectacular rede rodoviária, onde há pouquíssimas vias portajadas. Transportes públicos, direccionados para a população em geral. Ninguém tem preconceitos na utilização do comboio ou até mesmo da bicicleta, na ida para o emprego, utiliza-se o mais apropriado, não o que dá mais nas vistas.
Os salários são muito superiores aos nossos, estamos a falar de ordenados médios. As regalias sociais, não se podem comparar, sim porque lá existem, aqui não passa tudo de uma fantochada. Não temos qualquer regalia social, pagamos uma exorbitância de impostos, para os serviços que o estado nos oferece.
Como tal, depois de enumerar, só algumas diferenças, será que há alguém que me possa dizer que é por causa dos salários que não somos competitivos. Pois é isso que muitos nos querem fazer querer.
A nossa falta de competitividade, em minha opinião, tem outras razões.
Falta de cultura empresarial, qualquer pessoa pode ser “empresário”, tenha ou não qualificações para isso, saiba ou não como gerir uma empresa ou negócio.
Falta de educação, ninguém respeita ninguém, cada um safa-se como pode e os outros que se lixem, foge-se aos impostos sempre que se pode, não se respeitam os colaboradores ou funcionários.
Falta de organização, não se conseguem fazer planos a médio e longo prazo, gerem-se os negócios em cima do joelho, sem visão futura. Hoje está a laborar, a dar dinheiro, que se lixe, amanhã logo se vê. Desde que dê para comprar uma moradia, uma casa de férias e um carro topo de gama.
Corrupção…muita.
Irresponsabilidade…nem sei como qualificar!
Impunidade…total.
Pois estas são as razões, em minha opinião, que nos torna pouco competitivos, pouco atraentes para os investidores estrangeiros. Dai que quando trabalhamos dirigidos por quem sabe, caso dos nossos emigrantes, somos reconhecidos pelos melhores motivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário