segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Comentando os comentários!

Porque tenho tido tempo disponível de sobra, tenho andado a viajar, mas sempre sem sair do lugar!
Especialmente nestes últimos dias, tenho lido bastante, não no papel, mas sim no ecrã do meu portátil. A campanha eleitoral vai acesa, com tricas sem fundamento, e que só empobrecem ainda mais a imagem dos políticos e da politica que se faz em Portugal. Mas tem feito correr muita tinta, ou pelo menos tem feito teclar muito.
Muitas são as pessoas que comentam as “notícias”, a grande maioria delas como eu, leigas na matéria, mas gostam de emitir opinião. Uma boa atitude, em minha opinião, é ouvindo ou lendo as opiniões dos outros que nos podemos melhorar a nós próprios, reflectindo e aprendendo, modificando alguns actos ou pensamentos se for caso disso.
Há varias coisas que tenho constatado nesse tipo de comentários. As pessoas que comentam, são por norma, muito derrotistas. São poucas as que abordam os assuntos de forma positiva e construtiva, é tudo muito pelo lema do “bota a baixo”. Esta característica reflecte-se noutro aspecto, normalmente, quando se comenta é para dizer mal. Ou seja, se a “noticia” é má, muitos serão os comentários, sendo que cada um pior que o outro. Se a notícia é de índole mais positiva, muito menor será o numero de post’s, sendo que os escritos, maioritariamente irão fazer realçar algo de negativo.
Raríssimas são as vezes que se diz bem, que se dá uma opinião positiva, que se enaltece quem fez para isso.
Quando leio, e o tema ou a escrita não me agrada, passo por cima, não faz sentido perder tempo com algo que não vale a pena. Mas esta é a minha atitude, cada um terá a sua. No entanto há uma coisa que me irrita solenemente. São os seres que se pensam acima dos outros, mais inteligentes, mais sabidos, mais vividos, mais perspicazes…mais tudo! Já não tenho paciência para este tipo de gente! Seres que munidos de dom especial, advinham, sim advinham as intenções de quem não as teve!
Vou tentar traduzir!
Eu quando me pronuncio sobre determinado assunto, é à luz do conhecimento que tenho, depende do meu estado de espírito, da minha inspiração e do que me apetece realçar. O meu conhecimento tem sido adquirido através das minhas vivências. A forma como me exprimo, também não obedece a nenhuma formula especifica, é minha. Como eu haverá milhares de pessoas, umas melhores outras piores, mas todas diferentes.
Como será possível alguém ter a ousadia, a arrogância de pensar que sabe, que percebe o que os outros não escreveram ou não disseram. De através de umas palavras ou até mesmo umas linhas, se possam fazer juízos de valor acerca de alguém, de quem não se tem o mínimo de conhecimento.
O que algumas pessoas tentam fazer, é interpretar da forma que mais lhes agrada, o que os outros escreverem ou disseram. Até consigo entender que assim seja, pois cada um tem a sua visão das coisas. O que me faz “ir às aranhas”, mas mesmo a sério, é quando se tenta ler nas entrelinhas, quando elas não existem, ou quando as pessoas que são alvo das ditas interpretações, as refutam tentando explicar que não foi esse o sentido ou objectivo, mas quem interpretou insiste, “achando” saber mais e melhor da “poda” que o próprio “podador”. É irritante!
As pessoas fazem juízos de valor, dizem barbaridades, muitas vezes caluniam outras, sem fazer a mínima ideia do que estão a dizer, sem saberem quais as razões ou motivos dos outros, sendo extremamente injustos para com quem muitas vezes só teve boas intenções.
Cada um de nós tem o direito de pensar o que quiser, mas não há ninguém que tenha o direito de obrigar outrem a “pensar” o que não quer. Quando se interpretam “indevidamente” as palavras dos outros é isso que se está a fazer.
Emitir opinião, comentar, é algo salutar, é positivo. Gosta quem comenta e quem é comentado. O que os que são comentados não gostam, é que desvirtuem as suas ideias, os seus pensamentos, modificando ou interpretando de forma errada o sentido das suas palavras.

1 comentário:

  1. normalmente as pessoas comemtam tendo em conta o seu modo de pensar e de agir, ou seja, se pensam mal de tudo e de todos, não vão ter atitudes nem comentários positivos. Cada um fica com as acções que pratica e espelha sem sombra de dúvidas o que lhe vai na alma, por muito que queira enganar o próximo, a verdade vem ao de cima, mais cedo ou mais tarde e isso vê-se nas críticas por tudo e por nada.

    ResponderEliminar