domingo, 19 de dezembro de 2010

Um sonho de Natal!

A noite passada tive um sonho!
Sonhei que me tinha deslocado à cidade onde fica localizada a sede da empresa na qual trabalho, para o habitual jantar de Natal. Sonhei que o discurso do responsável máximo da mesma, embora realista tendo em conta a conjuntura actual, tinha tido o condão de deixar o “pessoal” a pensar que juntos iríamos vencer os momentos menos bons que se advinham. Na viagem de regresso como habitual, comentava-se o discurso mas pela primeira vez a onda era positiva e optimista, estávamos todos no mesmo barco. Um discurso real, mas motivador, tentando puxar todos no mesmo sentido.

“Prezados ………
É com imenso prazer que constato que passado mais um ano, cá estamos todos no nosso tradicional jantar de Natal.
Mais uma vez quero agradecer a vossa presença, pois estando a empresa dividida entre Norte e Sul, muitos de nós só tem a oportunidade de confraternizar aquando da realização deste tipo de eventos.
Como habitual no meu discurso, é nesta altura que fazemos um balanço do ano que está quase a terminar e vos exponho o que são as minhas perspectivas do que ai vem.
Temos que nos congratular, porque mais uma vez atingimos os objectivos que a administração delineou para este ano. Apesar de vivermos tempos menos fáceis, do trabalho não abundar como em anos anteriores, conseguimos com o esforço e empenho de todos atingir o final do ano fiscal com resultados positivos.
No entanto, pela primeira vez na história da nossa empresa, foi devido ao facto de há alguns anos atrás termos podido apostar noutro tipo de mercados, que conseguimos os resultados que acabei de referir.
O esforço que muitos de nós temos feito para continuar na senda do sucesso, foi preponderante para que todos possamos estar aqui hoje. Tenho que realçar o empenho e profissionalismo de alguns dos nossos colaboradores, em prol do sucesso da empresa. Tenho pena de ter que dizer “de alguns”, gostaria de poder de dizer “todos”, tenho a convicção se tal acontecesse os nossos resultados seriam ainda melhores, seria também para mim, muito mais agradável agraciar todos da mesma forma, mas assim sendo, e sabendo vós que quem mais e melhor trabalha, mais merece, a retribuição adicional que alguns receberão é proporcional ao vosso desempenho durante o ano que agora termina, e na medida daquilo que a administração achou ser o quinhão destinado aos prémios de desempenho. Quando maior for o empenho e melhor o desempenho de todos, maior será o quinhão a repartir, portanto meus “amigos” cabe-vos a vós os mais insatisfeitos no prémio de desempenho, melhorarem com vista à vossa satisfação no próximo ano.
Mais uma vez quero também relembrar, que somos uma empresa, um grupo, uma equipa. Como tal a contribuição de todos é fundamental, cada um tem o seu papel definido na nossa estrutura, apesar de uns desempenharem funções com mais responsabilidade ou mais sensíveis só a cooperação entre todos e uma boa interacção da equipa leva ao sucesso individual. Lembrem-se não há aqui nenhum de nós que consiga um bom desempenho ao fim de um ano sem a colaboração de outros, ninguém sabe tudo sozinho, todos nós necessitamos da colaboração e cooperação uns dos outros. É assim a vida em equipa, foi em equipa que vocês escolheram trabalhar!
No que ao ano que ai vem diz respeito, as minhas expectativas não são as melhores, no entanto conto com o empenho e dedicação de todos para que possamos celebrar o próximo jantar de Natal com um discurso ainda mais positivo.
Teremos que racionalizar alguns gastos, iremos conter as despesas que não são de todo necessárias, na perspectiva que o mercado nos permita voltar a sonhar com dias melhores. No sentido de descansar as almas mais intranquilas, devo dizer que não é intenção da administração dispensar quem quer que seja, só acontecera se a conjuntura actual se deteriorar mais ainda, e para que não hajam duvidas ou queixas se tal acontecer, os últimos a sair serão os melhores, os que de forma mais positiva contribuem para o sucesso da nossa empresa, por isso o vosso posto de trabalho está na vossa mão. Cada um de vós tem a possibilidade de ser o melhor, desde que para tal se empenhem.
Para todos um bom Natal e um prospero Ano Novo. Desfrutem esta época Natalícia juntos das vossas famílias, pois é provável que no próximo ano voltem a ter que estar bastante tempo afastados daqueles que são um suporte e parte preponderante no desempenho de cada um de nós.”

P.S.- Acordei na estação de serviço do Pombal, o “pessoal” tinha combinado a paragem do costume, para o cafezinho e “xixi”. Já se discutia quem seriam os primeiros, os que menos “falta” fazem. Cada um por si!

1 comentário:

  1. É muito importante as pessoas sentirem-se motivadas, porque só assim poderão contribuir positivamente para os objectivos que deveriam ser sentidos em conjunto de forma a que todos remem no mesmo sentido. Quando as pessoas não sentem que fazem parte do grupo arranjam entraves e problemas em qualquer situação e as dificuldades em vez de serem ultrapassadas vão-se multiplicando. É pena que alguns gestores não tenham consciência disso e prefiram usar o medo para tentarem obter os comportamentos desejados.

    ResponderEliminar