terça-feira, 5 de outubro de 2010

Férias!

Férias, parece ser uma palavra magica para muita gente. Quem não gosta de férias? Não deve de haver ninguém! As férias são uma das compensações a que, quem trabalha tem direito. Um período de descanso da actividade laboral, que pratica durante um determinado período.
Bem sei, que há muitas pessoas que não tem férias. Umas porque não querem, outras porque não podem, e até há as que estão de férias o ano todo ou até mesmo a vida toda!
Não é esse o assunto que resolvi abordar!
Como já sabem os que me lêem com alguma regularidade, não tenho receitas milagrosas, muito menos quero impor a minha opinião a quem quer que seja, há no entanto algumas coisas que não compreendo ou que me fazem muita “confusão”, daí a razão dos meus comentários.
A forma como grande maioria dos Portugueses decide passar as férias, é uma das coisas que tenho alguma dificuldade em compreender!
A estação do ano preferida para as férias, é mesmo o Verão. Bom tempo, dias mais compridos…, faz todo o sentido, ainda por cima somos um país costeiro, com praias magnificas, nunca fomos muito virados para o campo, ou melhor quando se fala em férias, normalmente o pensamento “foge” logo em direcção à praia!
Até aqui nada de anormal! Nada de estranho!
O que para mim não faz sentido, são as confusões em férias. O período de férias, em meu entender, deve ser uma das poucas ocasiões durante o ano, em que o próprio “pode” decidir o que fazer consigo mesmo. Tentando fazer coisas que goste e aprecie, um período dedicado ao prazer! Atenção! Prazeres, cada um escolhe os seus!
O que penso não dar prazer a ninguém, e portanto não entender! É que as pessoas, escolham locais para passar as suas férias (e até pagam para isso), onde aquilo de que se queixam durante o ano inteiro, falta de tempo, transito, muita gente, muito barulho, seja o que impera nos locais eleitos!
Não estou a falar das pessoas que não podem escolher onde passam férias. Estou a pensar naquelas, que por exemplo ao fim de semana não saem de casa, por causa do transito, estou a pensar naquelas, que não frequentam determinados restaurantes sem mesa reservada, pois não tem tempo nem paciência para estar à espera. São essas mesma que “gostam” de frequentar praias, restaurantes e dormir em locais, durante o período de férias, onde o stress, é maior do que durante o ano todo!
Se não vejamos, estacionar o carro, perto da praia ou a dois quilómetros, meia hora ou mais, mal arrumado sujeito a reboque, ida para a praia, como se vai para o trabalho: Stressado, irritado!
No que diz respeito às refeições, acaba por acontecer o mesmo, pois os que se decidem por não as confeccionar e optam pelos restaurantes e “derivados”, “sofrem” bem mais durante o período, supostamente de dedicado ao descanso, do que ao resto do ano. Os que tem o prazer da cozinha, “passam-se”  nas filas de supermercados e praças, normalmente acabando por não comprar o que pretendiam, pois os produtos groumet e similares desaparecem mesmo antes de entrar nos locais de venda.
Tenho para mim, que férias, sim, muitas! Mas durante o mês de Agosto e ainda por cima em locais hiper frequentados: NÃO
Gosto de locais “agitados”, gosto da noite, gosto de sair, gosto da diversão. Mas gosto muito mais, de poder ser eu a decidir quando tenho tudo isto. Não parece ser um decisão possivel a quem passa “férias” no “locais da moda”!
Mas como em quase tudo na vida: é uma questão de gostos, de opções! Cada um faz as suas!

1 comentário:

  1. admiro a tua capacidade para poderes passar do irritado é pouco a férias !!!! Como para o dia a dia, o local de ferias (e isso é um privilegio)na minha (modesta (esquece,tenho de me tornar menos modesto)opinião)tem de se situar num sitio aonde possas escolher segundo o teu humor do dia se quers confusão ou tranquilidade:passsar a manhã desfrutando de uma praia tranquila com mulher e filhos ,á tarde uma visita cultural a uma cidade engraçada e á noite ir beber um coktail num ambiente um pouco mais mexido diz lá que não tenho razão hein?

    anonimo mas conheces-me bem

    ResponderEliminar