terça-feira, 8 de junho de 2010

Falar por falar!

Era com alguma frequência que manifestava a minha opinião em fóruns,fazia comentários em blogs e em alguns sítios na Internet onde me fiz “membro”. Tenho vindo a abandonar esta pratica, porque além de ter criado o meu próprio blog onde posso escrever o que me vai na alma, também percebi que a grande maioria das pessoas que comenta ou escreve, tem como único objectivo dizer mal. Não que isso me retraia nos comentários, mas sim porque prefiro não partilhar a minha opinião com pessoas mal formadas, que tem como único intuito fazer com que os outros se sintam mal.
Faço parte de um grupo de apoio à nossa selecção de futebol, não nutro pelo seleccionador nacional um simpatia especial, talvez até pelo contrario. Não é lá por isso que vou retirar o meu apoio incondicional, enquanto adepto, ao grupo de pessoas que nos vai representar no campeonato do mundo.
Não penso que seja com o bota abaixo, desmotivando e desmoralizando que se alcançam os objectivos que no final, todos os que dizem mal e os que apoiam, pretendem.
Há uma grande confusão por parte da maioria das pessoas que dizem mal. Estas pessoas pensam que estão a criticar, não é verdade, esta gente pura e simplesmente diz mal!
Criticar é algo de construtivo, tem algum fundamento, pode ser uma opinião pessoal, mas quem critica, porque deve sustentar a sua opinião também sabe ou pensa como se poderia fazer diferente, não necessariamente melhor mas com esse objectivo.
Há um grande grupo de pessoas que não sabe fazer mais nada, se não dizer mal de tudo e de todos. Há duas hipóteses, esta pessoas ou são excelentes em tudo o que fazem, como profissionais, cônjuges, pais, filhos e por ai fora, e então dizem mal porque estão sempre acima de tudo e todos. Mas como não há pessoas perfeitas, em minha opinião há uma segunda hipótese, sendo esta a que faz mais sentido: são uns falhados! É o ciume e a chamada dor de corno que os motiva, tentam fazer com que os outros baixem ao seu nível, visto os próprios não conseguirem subir!
Além de tudo isto há outra coisa que não consigo entender. Como é que alguém se regista num suposto grupo de apoio, como os inúmeros que existem no Facebook por exemplo, e depois só manda abaixo. Muitas vezes as pessoas não se limitam só a dizer mal, são ainda por cima ordinárias, usam palavreado e expressões que além de não dignificarem os comentários e o que comentam é bem revelador do seu carácter e postura perante os outros e perante a vida.
É gente sem nível cultural e intelectual que tem como prioridade de vida denegrir o que os rodeia, esquecendo que eles próprios também rodeiam outros!
Outra das coisas peculiares no nosso povo é a dificuldade para dizer bem. Quando alguém faz algo de bom, seja a que nível for mas muito em particular a nível profissional, há muita dificuldade para dizer: - “bom trabalho”. Quando alguém escreve qualquer coisa de extraordinario, muito dificilmente se diz isso. Comenta-se para dizer mal, raramente para se dizer bem, quando não se diz nada é porque pelo menos não se desgosta!
É importante ouvir/ler palavras boas e também as más quando é caso disso, mas sempre de uma forma construtiva. As pessoas crescem/evoluem quando são confrontadas com a realidade que os rodeia. A realidade tem dois lados, o bom e o mau. Quem cresce/evolui só com um dos lados não tem um processo realista, não aprende o que é a vida real.
Todos gostamos/precisamos de palavras de apoio e incentivo, todos precisamos de ouvir uma palavra de carinho e estimulo. Todos precisamos de ser confrontados com a realidade, mesmo quando não gostamos, precisamos que alguém nos diga que estamos no mau caminho, que há um lado menos bom naquilo que pensamos ser só maravilhas. Mas isso deve ser dito/feito, dizendo/mostrando qual seria a outra forma de melhorar o que dissemos/fizemos de menos bom.
Falar só por falar é fácil e qualquer um faz. Agora falar com sentido usando palavras e expressões acertadas é uma caracteristica que só alguns tem, mas que muitos mais poderiam ter, bastava para que tal usassem mais um pouco de bom senso e de inteligência!

1 comentário:

  1. Parece-me que estás no bom caminho... A escrita tem vindo a melhorar!

    ResponderEliminar