terça-feira, 1 de novembro de 2011

Mudança de atitude, exige-se!

Tenho para mim que isto não vai mudar nunca!!!
Enquanto cada um de nós não fizer o que nos compete, não haverá ninguém que fará tudo o que é necessário, por todos.
Ora vejamos, anda meio mundo a criticar os governantes anteriores, outro meio a criticar os actuais, mas por acaso, só mesmo por acaso já se olharam ao espelho???
Por acaso pedem sempre factura nas compras que fazem? O meio mais eficaz de acabar com a fuga fiscal e a economia paralela, estima-se que esta seja de 20% do PIB ( o deficit “são só” 6%!!!).
Por acaso privilegiam a compra de produtos nacionais? Forma mais eficaz de fazer aumentar a produção interna, consequentemente, gerar mais emprego, menos importações, mais dinheiro a fazer crescer a nossa economia, ( os chineses estão cá cinco anos de borla, só a meter para o saco, o dinheiro que cá deixam é nos casinos…já não é mau!!!)
Por acaso batem-se nas empresas onde trabalham pelas injustiças que grande maioria dos patrões tem a arrogância de por em pratica, com a desculpa que isto está mau? Ah! Não!!! Pois trabalham todos em empresas de sucesso onde essas coisas nem se passam e é melhor não levantar ondas para não ser mais um a engrossar a fila do desemprego!!!
O nosso povo é egoísta e cobarde. Fala-se muito, mas com substância sai muito pouco. Nas costas é só heróis, mas na hora da verdade, é o que todos sabemos.
Tenho a sensação que só resta um grupo de pessoas onde a união continua a fazer a força, onde todos sabem que individualmente ninguém triunfa, onde todos percebem que isoladamente não se atinge um objectivo que é comum. São os Forcados.
Enquanto não se mudar a atitude e a forma de agir, por mais “Troikas” que por cá passem, mais cedo ou mais tarde vai voltar tudo à mesma. Ou não será esta uma conclusão óbvia, sabendo que já não é a primeira nem a segunda vez que somos apoiados pelo FMI. Porque será que cá estão de novo? Mas não sendo um conhecedor profundo de tudo o que se passa nos meandros, arriscaria dizer que o erro persiste, enquanto cá andam a controlar as contas, a coisa vai, mas quando nos deixam sós, voltamos ao descalabro.
Tem havido imensas mudanças, não se tem mudado o mais importante: a mentalidade! Essa não se muda com as ajudas financeiras do FMI, essa não se muda sem vontade própria para o fazer, essa não se muda por lei ou decreto lei. Sem vontade para se mudar de atitude, o esforço que todos fazemos para “endireitar” as contas, será infrutífero, será em vão. Pois daqui a mais meia dúzia de anos, lá ira voltar a “troika” para voltar a por as contas no lugar!
Vamos lá fazer um esforço! Um esforço para mudar de atitude!   

Sem comentários:

Enviar um comentário