quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Erros

Errar é humano!
Uma expressão que utilizamos quando nos convém!
É verdade que todos nós cometemos erros, é verdade que a grande maioria dos erros que cometemos são inconscientes, mas isso não faz com que errar seja um acto “permitido”! Ou melhor dizendo, não faz com que aceitamos melhor os erros que os outros cometem e nos “prejudicam”. Porque as asneiradas que nós próprios fazemos, essas sim são permitidas! Porque errar é humano!
É com dificuldade que aceitamos que alguém, teve uma atitude ou praticou um acto que põe em causa os nossos interesses. Essa mesma dificuldade, transforma-se em facilidade, quando pretendemos justificar ou que as nossas desculpas sejam aceites, por outro que se viu lesado por algo menos ponderado ou inconsciente que levamos a cabo.
A compreensão é algo que tem que imperar nas nossas vidas! Quantas vezes não julgamos os outros, desconhecendo a suas verdadeiras motivações? Quantas vezes não somos julgados de forma injusta, sem ninguém nos perguntar nada, sem podermos argumentar para nossa defesa? Algumas, bastantes, em demasia, atrevo-me a dizer!
Não é correcto, muito menos justo, que tenhamos dificuldade em aceitar aquilo que “exigimos” que os outros aceitem de nós próprios! Não me parece honesto, que avaliemos de forma diferente actos ou atitudes iguais ou semelhantes, só porque são praticadas por pessoas diferentes.
Um erro é um erro, seja lá ele praticado por quem quer que seja! É assim que penso, é assim que tento agir. Lá porque conheço as minhas motivações, não tenho que desculpar os meus erros, só porque são meus! Todos, mas mesmo todos, tem direito à sua defesa, tem direito a justificar as suas atitudes. O que acontece, muitas vezes, é que pelo facto de não nos interessarem, de não concordarmos, não somos suficientemente compreensivos para tentar perceber o que motivou alguém a fazer algo que nos desagrada. Compreensão essa que acusamos os outros de não terem, quando não nos “tentam” entender.
Não faças com os outros o que não gostarias que fizessem contigo!
Provavelmente haverá alturas em que não conseguimos fazer prevalecer esta máxima, só porque somos humanos, só porque tal como os outros, também erramos. Quanto mais compreensivos, quanto mais facilidade tivermos para tentar compreender os erros dos outros, maior facilidade teremos em ser perdoados, desculpabilizados dos nossos próprios erros.
Na vida, quanto mais damos, maiores são as probabilidades de recebermos! Quanto mais compreensão tivermos com os outros, mais hipóteses temos que sejam compreensivos connosco, quando tal é necessário.
É tudo uma questão de dar e receber! 

1 comentário:

  1. Todos nós erramos. É uma caracteristica dos seres humanos. Ás vezes somos injustos nos "julgamentos" que fazemos dos Outros. Se existir capacidade de diálogo e oportunidade de cada um poder explicar as suas motivações para um determinado comportamento ou atitude, estamos no bom Caminho.
    Para recebermos temos de dar primeiro. De livre vontade e sem esperar nada em troca.
    Miss Avalon

    ResponderEliminar