sábado, 1 de maio de 2010

Opiniões há muitas!

Há coisas na vida que não se explicam, somente se presenciam.
É mesmo assim! Por muito que nos esforcemos para explicar o que estamos a sentir ou o que assistimos, não vale a pena! Nunca iremos conseguir transmitir todos os pormenores, tudo o que nos marcou, não sai em palavras. Não conseguimos transmitir o odor, as cores a temperatura. Tudo isso são condições que nos marcam, que fazem mudar o nosso estado de espírito, que nos fazem mudar de opinião e que não se conseguem transmitir por palavras ou gestos.
Quando nos perguntam a nossa opinião sobre determinado assunto, passa-se mais ou menos o mesmo, ou seja, ao emitirmos a nossa opinião não sabemos, não conhecemos a posição, de quem estamos a tentar ajudar. Por muita informação que tenhamos não sentimos a “coisa” da mesma forma. A nossa opinião sobre qualquer assunto é sempre e só, um lado, uma versão, de varias realidades. Não há ninguém que seja detentor da verdade absoluta, que aquilo que diz seja sempre o mais correcto, que tenha sempre os melhores pontos de vista.
Há é no entanto pessoas que acertam mais do que outras, pessoas que porque estudam mais, porque lêem mais, porque tem mais experiência, porque tem mais vivências, emitem opiniões mais sensatas, mais avalizadas. Mas mesmo essas tem que ser entendidas com o devido distanciamento, tem que ser vistas como opiniões que para o bem e para o mal são emitidas por alguém que não sente o mesmo, que não viveu o mesmo momento, não sentiu o mesmo cheiro.
O que acontece algumas vezes, é que dependendo de onde vem a opinião assim é logo aceite ou rejeitada. Se quem opina é alguém por quem se tem confiança, se é alguém a quem é reconhecida boa “qualidade” de pensamento, grande parte das vezes nem se pensa duas vezes, acaba por julgar mais certa essa mesma opinião. Muitas vezes é um erro.
A opinião dos outros é sempre importante, é uma das formas que temos para evoluir, uma das formas que temos para aprender. O que não quer dizer, que sejam essas opiniões sempre mais certas que as nossas, não quer dizer que haja sempre alguém mais avalizado por decidir por nós. Há alturas que se as duas ou mais opiniões forem ajustadas à maneira de cada um conciliando todas numa só decisão, há o supra sumo da decisão. Há também aquelas opiniões que parecem ser estúpidas, descabidas, mas que quando bem analisadas tem alguma coisa que se aproveita.
Todos somos possuidores de uma opinião, todos somos possuidores de uma verdade! O que é realmente importante, para que haja respeito entre nós é que cada um respeite a opinião dos outros. Mas atenção, respeitar significa ouvir e tentar compreender, o respeito pela outras opiniões não é sinónimo que abandonemos a nossa para seguir as outras. Há que haver sensibilidade de quem oferece a “ajuda” para perceber que uma opinião não é uma ordem, ou seja, lá porque alguém manifestou desejo ou achou sensato ouvir uma opinião diferente da sua, não está concerteza necessitado de receber ordens! Há pessoas que julgam, que quando emitem opinião, por julgarem que a sua é melhor ou mais correcta, tem a tendência para ficarem perturbados quando quem recebeu a dita opinião, não seguiu à risca o que lhe foi transmitido. É muitas vezes o que acontece entre pais e avós. Os avós tem tendência para se esquecerem que também “foram” só pais, quando se manifestam em relação aos netos, os seus filhos têm que ouvir e praticar. Ora isto não é emitir uma opinião é ordenar que se pratique!
Temos todos que ter a sensatez necessária para perceber que cada um é como cada qual, e lá porque a forma de agir ou de pensar não coicide com a nossa, não somos sempre nós que temos a atitude ou ideia mais correcta. Há sempre e para tudo varias maneiras de encarar a mesma situação, o que quer dizer que todas as opiniões podem ser validas, desde que devidamente enquadradas no carácter e espírito de quem decide.
Opinar é bom, mas respeitar também!

1 comentário:

  1. Querido amigo, Gostei!

    África inspira....não há duvida! Não imaginas como gostaria de estar num sítio como estás! Claro que ... nas condições em que estás..lol Os cheiros, as cores as gentes, a comida ou a falta dela... enfim..... é único e muito difícil de descrever.... EU, simplesmente ADORO!talvez pela simplicidade de tudo.
    Quanto ao comentário que expuseste.... nada a dizer, apenas que nós os humanos temos o terrível defeito de julgar. Julgamos gratuitamente! Fazemos juízos de valor perante tudo e todos e sim.... muitas vezes temos dificuldade em aceitar, em perceber os outros e complicamos tudo.
    Beijinhos e fica bem!
    CG

    ResponderEliminar