quarta-feira, 26 de maio de 2010

Profissionais

Um dos males que o nosso país padece é da falta de profissionalismo, da falta de empenho com que cada um leva a cabo as tarefas para que está incumbido.
O mal não é geral, mas há uma grande quantidade de maus profissionais.
Alguns não desempenham bem o seu trabalho por falta de conhecimentos, falta de apetência para o cargo, estes são erros de “Casting”. Quem os escolheu não foi suficientemente perspicaz para perceber que estava a escolher a pessoa desadequada, ou então talvez pensa-se que a mesma pessoa “merecia” uma oportunidade. Não deixa de ser um erro de Casting, as pessoas merecem quando fazem por merecer, quando o seu trabalho meritório a isso justifica, não se merece nada só porque se tem os olhos de uma cor bonita.
Há outras pessoas que são maus profissionais, porque fazem questão de o ser! Quem trabalha e não desempenha o seu labor com dedicação e empenho, muitas vezes mais valia ficar em casa. Não consigo entender quem sabe que está a trabalhar mal mas continua a sua senda.
Não consigo entender as pessoas que cometem as mesmos erros de forma sistemática. Detesto fazer o mesmo trabalho duas vezes, não há nada que me irrite mais, ter que repetir um trabalho porque a primeira vez não ficou bem feito. Eu sei que acontece, a mim também e eu considero-me um bom profissional, mas não é daqueles a quem acontece uma vez sem exemplo que me estou a referir, mas sim dos que de vez em quando acertam uma!
Todos sabemos que por estas bandas dizer mal seja do que for e de quem for é fácil e usual, então os maus profissionais, conseguem ter desculpa para tudo responsabilizando os outros dos seu fracassos, normalmente os responsaveis pelos seus erros são os chefes, directores ou patrões. Normalmente os maus profissionais tem uma caractristica típica, sabem sempre tudo! Quando alguém lhes manda fazer alguma coisa, fica a partir desse momento com a certeza, que se o trabalho corre bem, foi porque o seu subordinado deu a volta ao assunto e lá “desemerdou” o chefe/director/patrão. Se a coisa corre mal, foi porque quem lhe passou o trabalho é um incompetente, e não viu que o estava a mandar fazer asneira. Sim porque o fulano sabe tudo!!!
Este tipo de pessoas abunda no nosso país. Os maus profissionais irritam-me solenemente!
Com o vicio de dizer mal sempre á flor da pele, os fulanos tem outra caractristica que não suporto. Conseguem denegrir de forma convicta a empresa para a qual trabalham, conseguem dizer mal de tudo e de todos os que com eles colaboram ou que até lhes proporcionam o único sustento que tem. É um acto de masoquismo que não entendo. Bem, mas não entendo, como não entendo todos os actos de mau profissionalismo. As pessoas que remam em sentido contrario são umas sortudas! Ah pois é! Se não fossem todos os outros que são bons profissionais, e que fazem com que o barco anda na direcção correcta e chegue a bom porto, se a atitude fosse comum, não acredito que houvesse empresa com sucesso. Muito provavelmente estariamos todos a pedir esmola, a questão é a quem? Pois esses indivíduos também não dão nada a ninguém.
Se fossemos todos maus profissionais, ninguém comia! Se fossemos todos iguais, isto era uma grande monotonia…mas tenham dó! Se fossemos todos maus profissionais isto não seria uma monotonia mas sim uma grande miséria…uma grande irritação!
O pior é que esta gente não se enxerga…sabem, tem consciência que os outros são melhores, que os outros se esforçam para atingir melhores resultados, mas a única coisa que fazem é criticar!
Quem acorda mal, adormece ainda pior!
Se cada um cumprir o seu papel, trabalhamos melhor, com mais alegria, somos mais eficientes, temos mais possibilidades de ter melhores condições de trabalho, pois tornamos as empresas com as quais colaboramos mais lucrativas, mais competitivas. É um ciclo vicioso positivo!
Caso contrario o ciclo é negativo, haverá uns que trabalham muito e outros nada fazem, haverá pouca alegria e boa disposição no trabalho, as pessoas fazem o mínimo e indespensavel, as empresas não crescem, sobrevivem, a inveja e os sentimentos negativos abundam. É tudo mau! Não sei quem se poderá sentir bem num ambiente assim!!! Dá menos trabalho e mais prazer fazer bem do que fazer mal! Então porque insistem em fazer mal??? O trabalho não acaba!

1 comentário:

  1. Também não suporto as pessoas que estão constantemente a criticar o trabalho dos outros, como se fossem muito ilucidadas, se calhar pensam que a esperteza ficou toda do lado delas, mas normalmente são as que cometem as maiores argoladas e às vezes nem se dão conta!
    Aqueles que antes de fazerem qualquer coisa têm de barafustar primeiro contra tudo e contra todos só têm a perder, agem como se o mundo estivesse todo contra eles, detentores da verdade absoluta!
    Não percebem que o trabalho correria melhor e o ambiente sairia beneficiado se remássemos todos no mesmo sentido, podendo à mesma discordar com certos aspectos, inquestionável, mas favorecendo a interajuda e boa disposição, sem hipocrisias.

    ResponderEliminar