domingo, 16 de maio de 2010

Africa

Há locais que nunca se esquecem!
África nunca se esquece. Os contrastes muitas vezes são enormes, é isso que faz a diferença. A paisagem tão depressa é um deserto como, como uma floresta tropical. Tão depressa está um sol radiante, como chove de forma torrencial.
Quando na minha infância ouvia dizer que até que quem por lá passa nunca mais esquece, parecia-me um pouco exagerado. Hoje confirmo. O cheiro da terra, o calor, a humidade, o sol, a chuva, tudo é muito intenso e inesquecivel. Então quem já teve o privilégio de assistir a um pôr do sol, visto de terra para mar, é nunca mais esquece mesmo. È dos momentos mais lindos que a natureza me proporcionou. Espantoso!
Outra das coisas que impressiona é a chuva. Não caem gotas como na Europa, caem baldes de agua! O tamanho das gotas é muito superior, e ás vezes dá a sensação que são muitas torneiras abertas ao mesmo tempo, a agua caie num fio continuo. Enquanto na Europa, quando chove muito, parece que é um regador gigante que o S. Pedro virou cá para baixo. Em África o S. Pedro manda abri as torneiras todas ao mesmo tempo.
Se estiver muito tempo sem chover, e a vegetação estiver seca, quando chove no dia seguinte está tudo verde, dá a sensação que as plantas são de crescimento rápido, absorvem tudo.
Tenho cá para mim que África ou se ama ou se detesta, quanto mais vezes lá vou mais interiorizo essa ideia. Os locais e o que gosto de África, gosto muito. O que não gosto, detesto, não posso mesmo com o que desprezo.
Das cidades e locais que conheço, há umas que gosto mais outras menos, como tudo na vida, mas das cidades e locais Africanos não penso da mesma forma. As cidades de que gosto, não me importava de lá viver, penso que me adaptaria bem. As que não gosto, acho-as insuportáveis não conseguiria adaptar-me, se fosse obrigado a lá viver, tenho a impressão que ia ser a pessoas mais infeliz do mundo!

1 comentário:

  1. Gostei muito! Concordo.... ADORAMOS certas coisas ODIAMOS outras.... mas as que adoramos deixam saudades! bj

    ResponderEliminar