domingo, 29 de abril de 2012

Uma Vergonha!


Há algum tempo atrás fui multado, excesso de velocidade. Deveria circular a 50km/h e transitava a 80, descontados os erros de velocímetro e radar, 75km/h foi a velocidade que me tarifaram. Não tenho nada a dizer.
Transgredi, havia sinalética que não respeitei, só tenho que me aguentar! Muitas mais tem sido as vezes que não cumprindo, tal como devia, nada me aconteceu.
Apesar de achar que muita da sinalética não se adequa ou está mal colocada, tendo em conta que as regras são iguais para todos, nada tenho a obstar sobre o incumprimento das normas.
O que penso ser vergonhoso, para não ir mais longe, não tem a ver com o facto da multa em si, mas sim com o “estratagema” caricato encontrado pelas autoridades, para apanharem umas dezenas de prevaricadores. Um policia sentado numa paragem de autocarro, com um laptop no colo, ligado a um radar montado num tripé, escondido atrás da mesma paragem. Fui caçado! Sim porque é de caça que se trata. Tal como os snipers se escondem para atingir os seus alvos, de forma mais ou menos cobarde, as dezenas que foram apanhados naquela noite na estrada da circunvalação no Porto, também foram caçados de forma cobarde!
Além de todo o caricato do estratagema, há algo mais sério que não vejo tratado de forma conveniente. Por exemplo naquela noite, a única transgressão pela qual as condutores poderiam ser penalizados, seria o excesso de velocidade. Então e as outras, quando é que as autoridades policiais as sancionam? Há milhares de pessoas a ser multadas por excesso de velocidade, no entanto não tenho conhecimento de alguém a ser multado por manobras perigosas, circulando à esquerda quando o deveria fazer pela direita, não facilitando as ultrapassagens, pisando os traços contínuos! As autoridades só “conhecem” três infracções, excesso de velocidade, excesso de álcool e uso de telemóvel quando se conduz! Concordo que todas podem ser perigosas e todas as autoridades devem fazer cumprir. Não concordo é que não façam cumprir ou não controlem as restantes. Se é perigoso circular a 80km/h numa via com duas faixas para cada lado, com separador central, se é perigoso circular a 145km/m numa autoestrada, será que não é perigoso circular a baixa velocidade na faixa da esquerda da mesma autoestrada quando não há ninguém à direita, será que não é perigoso efectuar uma ultrapassagem sem realizar todos os procedimentos de segurança antes de a iniciar, procedimentos esses que também estão descritos no código da estrada!
Em Portugal as autoridades policiais não fazem prevenção, não se preocupam com a segurança das pessoas e bens. Em Portugal as autoridades asseguram-se que facturam o suficiente para alimentar uma maquina que funciona muito mal e para a qual todos já pagamos em excesso.
Uma vergonha! 

Sem comentários:

Enviar um comentário