domingo, 25 de março de 2012

Fuga ao fisco...


Há uns dias os noticiários apresentavam os números, das condenações penais em Portugal, por crimes económicos.
Dos vários pensamentos que me ocorreram, o que mais me perturba, tem a ver com as condenações por evasão fiscal. Segundo o fonte da SIC Noticias, há duas pessoas condenadas por fugirem ao fisco. Bem….a coisa é bem mais caótica do que eu pensava! Num país onde se diz que 25% da economia é paralela! Se bem me parece, economia paralela, quererá dizer, que quem a pratica não declara às entidades competentes os resultados da mesma. Trocando pelas “mesmas” palavras, que pratica economia paralela, não paga impostos, logo foge ao fisco.
Bem! Devo ter descoberto a pólvora, ou será que não? Então se não, porque é que os falcatrueiros, que mais contribuíram para o bonito estado do país, não são condenados?
Há uma conclusão que me parece óbvia: vivemos num país de falcatruas!
Pelos vistos 25% da nossa economia é uma fuga! Uma fuga ao fisco, uma fuga à justiça, fuga à sociedade, fuga ao respeito….
Agora digo eu, que além de ser só mais um, não percebo nada do assunto: - enquanto a coisa continuar pelos mesmos moldes, enquanto não se for ao cerne da questão e se tratar os bois pelos nomes, enquanto fizermos de conta que somos todos bons rapazes ignorando que anda meio mundo a tramar outro meio, não haverá TROIKA que nos salve. Sim, porque agora as coisas até podem voltar mais ou menos aos eixos, mas daqui a mais uns tempos voltaremos todos ao mesmo, até haver um dia, em que a coisa vá mesmo para o buraco.
A pena, é que no dia que isso acontecer, os causadores, os falcatrueiros, estarão a banhos em aguas mais calmas, sejam elas em França, nas Caraíbas ou num outro offshore qualquer, onde se reúnem para contar as peripécias que passaram até ali chegarem.  

Sem comentários:

Enviar um comentário