quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

A minha indiferença!


É certo que são as experiências que vamos tendo ao longo da vida, que nos tornam nos seres que somos!
Mas também é certo que as mesmas experiências não nos modificam a todos na mesma medida.
O carácter e a forma como fomos educados no berço ou à saída dele, farão porventura a diferença….ou não!
Costuma-se dizer que vamos vivendo e aprendendo. Verdade para uns, mentira para outros!
Há pessoas, que vá-se lá saber porquê, não aprendem nem por nada. Não aprendem com o que lhes é ensinado pelos outros, nem tão pouco aprendem com as asneiras ou com o que vão fazendo de positivo, ao longo da vida.
Muito dificilmente, alguém um dia conseguirá perceber a fundo, a mente humana.
Nos anos que levo de vida, já percebi, que não vale a pena tentar perceber a razão que motiva determinadas atitudes. Considero uma perda de tempo e um desgaste mental desnecessário, a tentativa de perceber, o que os outros não sabem porque fazem ou até o que fazem.
Para o que não consigo perceber, também não consigo encontrar explicação. É verdade que muitas vezes, também ninguém ma pede, sou eu que tenho a necessidade de a encontrar para descansar o meu cérebro! Tentar compreender os outros é algo que serena o espírito e nos torna muita mais tolerantes. Sem tolerância e compreensão, a vida em sociedade não faz sentido, esta é a minha opinião. Se não compreender e tolerar os comportamentos diferentes dos meus, não poderei esperar que os outros aceitem os meus. Tendo em conta que não vivo isolado, preciso e quero estar rodeado das pessoas que gosto, e mesmo de algumas que não aprecio mas com quem necessito de coabitar. Esforço-me para entender e ser entendido na sociedade onde estou inserido. É a única forma eficaz que conheço para que a minha vida seja o mais fácil  possível, logo o mais prazeirosa que consigo. Há-de ser a única coisa que levo desta vida, os prazeres que vivi e hei-de viver, o resto vou cá deixar tudo!
Dito isto, é com a mesma compreensão e com a mesma tolerância, que decidi há alguns tempos atrás, encontrar alguns estratagemas para "limpar" o que não me agrada, o que me aborrece, aquilo para o qual não encontro explicação. Não obrigo ninguém a “levar” comigo, a aceitar as minhas ideias como sendo as únicas regras do jogo que é a vida. Como tal decidi que também eu não sou obrigado a “levar” com quem não me respeita ou me tenta compreender, só porque pensa de forma diferente.
Preocupo-me com os que se preocupam comigo, respeito os que me respeitam, compreendo os que me compreendem. A esses estou disposto a dar tudo o que me for pedido e esteja ao meu alcance. Aos que teimam, em mostrar a sua superioridade, não respeitando as diferenças de opinião, julgando-se os mais certos e acertivos, só tenho uma coisa para oferecer: A minha indiferença!     

2 comentários:

  1. De acordo. E como não fico indiferente, aqui o manifesto.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Diz o ditado: "Burro velho não aprende línguas", contudo, por vezes algumas pessoas conseguem-nos surpreender, mas são uma minoria. Certas experiências marcantes podem fazer a diferença na vida de cada um, mas também depende da forma como as encaramos, se como oportunidade para mudar para melhor ou se como calamidade que nos leva ao desespero! É tudo uma questão de vontade própria.

    ResponderEliminar