domingo, 7 de agosto de 2011

Perdem muitos em beneficio de muito poucos...

Esta coisa da crise anda a afectar a moral da malta, cá de uma maneira!
Tenho a sensação que andam uns milhares com os neurónios apagados! Assim que se fala na crise a coisa dá-se, os neurónios desligam-se e a massa encefálica desliga-se da realidade.
Reza a história e a tradição, que Portugal é um país de gente solidária. Pelos vistos nem com a crise se quebra a tradição. Nem o facto, de alguns (muitos) milhares, verem as suas condições de subsistência deterioradas, faz com que a grande esmagadora maioria da população Portuguesa deixe de ser altruísta e contribua para o bem estar dos mais “necessitados”!
Ou será que os accionistas da GALP, EDP, PT, BES, BPI, BCP, SANTANDER não são pessoas necessitadas? Ou será que os senhores administradores das empresas publicas, que sistematicamente dão prejuízo mas que nem por isso os mesmos deixam de receber elevadíssimos vencimentos e até prémios, não são pessoas necessitadas?
É claro que são! Pois só isso justifica o facto de tantas pessoas de recursos modestos continuarem a contribuir com o pouco que recebem, para estas entidades. É uma questão de caridade, mais ou menos nacional, nós que somos pessoas honestas, que trabalhamos por conta de outrem, que vivemos do nosso salário, que não temos hipóteses de esconder os nossos rendimentos, temos a “obrigação” de pagar a crise que os “necessitados” criaram!
Um destes dias deparei-me com um livro, que por causa do titulo, bastante sugestivo, me chamou à atenção. “Vacas magras. Porcos gordos”, como só vi a capa, não tive a oportunidade de me inteirar do que trata. Sendo que uma das imagens da capa é um porco mealheiro, não será difícil de imaginar que a actual situação será um dos temas abordados.
O titulo deste livro, em minha opinião retrata bem o que se está a passar no nosso país. A maioria emagrece, são obrigados a reduzir custos, para uma minoria engordar ainda mais, pois se os preços de venda ao publico não baixa, antes pelo contrario, significa que as margens de lucro estão a aumentar!! Ou não será assim?
Estamos em crise, mas como a crise não é para todos, deveremos manter todos os neurónios disponíveis, ligados e a funcionar em pleno. Assim haverá mais probabilidades das vacas não emagrecerem em demasia e os porcos correm menos risco de ter problemas de saúde por ficarem demasiado gordos!  

Sem comentários:

Enviar um comentário