quinta-feira, 15 de abril de 2010

Redes sociais e afins.

Quem é que ia imaginar, há uns anos atrás, que por volta do ano 2010, iria existir umas coisas às quais iriamos chamar redes sociais, e que estas seriam as responsaveis por uma grande quantidade de encontros/reencontros que ocorrem no nosso mundo moderno?
Quando nos finais do seculo/milenio passado surgiu um programa de televisão que tinha como finalidade o reencontro de pessoas que há muitos anos se tinham perdido umas das outras, só se contavam histórias que vendiam, coisas mais ou menos melodramaticas, com muito choro e muito sofrimento!
Devo dizer que eu proprio, já encontrei alguns amigos de infância ou juventude, através das redes sociais. Sem os dramatismos do programa de televisão, não deixei de ficar emocionado quando voltei a conctactar com pessoas que foram importantes para mim em determinado momento, e que por razões diversas nos afastamos sem que os laços de amizade se tenham quebrado.
Sou um utilizador das redes sociais e de outros sitios na internet, onde se comenta ou contacta por intermedio de um teclado.
Lembro-me bem quando há uns anos atrás, não muitos, eu viajava para fora de Portugal, a minha conta de telefone era uma coisa astronómica. Verdadeiras fortunas despendi eu para manter o contacto com a minha familia.
Os tempos mudam com uma rapidez, que nem temos bem a noção de como as coisas evoluem tão rapido. Agora quando saiu para fora de Portugal, não despendo um centimo com telefone. Á chegada ao hotel, quando não está incluido, a primeira demanda tem a ver com a net. A partir do acesso à rede, a qualquer hora ficamos a saber o que se está a passar, no nosso país, na nossa região, na nossa rua, na nossa casa! Pois é, isto é assim, além disso a ligação para casa, que já não utiliza telefone, faz-se com camera ligada, ou seja através do MSN, SKYPE ou outra das aplicações em que o som e a imagem atravessam milhares de kilometros quase instantaneamente. Isto é bom!
As redes sociais, tem varios tipos de utilizadores. Este post foi sugerido por uma amiga que apelida de uma forma que acho engraçada, os tipos de utilizadores do Facebook:- “Voyeur, Solitário, Olhem para mim, Femenino, Agarrado e o Macho”. Os nomes dos “grupos” são sugestivos, mas não são mais do que o refelexo da nossa sociedade, temos todos estes tipos de pessoas. Pessoas que gostam de ver tudo mas não mostram nada; outros porque se sentem sós, tem necessidade de partilhar tudo; há quem goste de contar tudo e de comentar tudo; as senhoras, normalmente, mais romanticas e mais ligadas às causas; aqueles que acordam a meio da noite para ordenhar as vacas da quinta; e os “latinos” que querem é gajas nuas, falar de bola e descascar no P.M..
A nossa sociedade é assim, tem estes perfis todos, mas também tem outros. Aqueles que são um bocadinho de tudo mas conseguem ficar fora da denominação de um só grupo, há ainda os que tem medo de partilhar algumas coisas, podem ser “roubados”. Bem, não faltaria tipos de pessoas que usam as redes sociais.
Como em tudo na vida, há coisas boas e coisas más nestas redes. Há que saber gozar o que podemos desfrutar. O gozo que cada um de nós pode tirar de umas horas a teclar só o proprio sabe.
O computador e a internet tem hoje em dia uma função social, que muita gente nem se apercebe. Pois além dos sitios como Facebook, o HI5 ou outros, também há as salas de chat, os foruns e aqueles que tem como única finalidade os encontros, sejam eles quais forem. Penso não ser possivel saber quantas pessoas se conhecem, falam, teclam ou se encontram pelo simples facto de estarem ligadas por intermedio de um computador à world wide web! Mas são de certeza muitos milhares todos os dias. São também muitos os milhares que por estarem sós, por opção, ou tão só por não terem nada melhor para fazer, passam horas a escrever, a ler ou só a ver o que se passa pelo mundo fora.
No fundo, quem tem um computador ligado à net não está só, tem o mundo todo ao seu dispor!
Mas como alguém disse, pode-se estar no meio de uma multidão e estar completamente só!
Só ou acompanhados, que os momentos em frente ao monitor, sejam prazeirosos, que ajudem a passar o tempo e que tenham alguma utilidade, quanto mais não seja que façam bem ao ego!

1 comentário:

  1. As redes sociais podem ser divertidíssimas, mas não convém ficar agarrado ao computador, aos contactos via internet e deixar de viver! O convívio pessoal e ao ar livre é bom e recomenda-se!

    ResponderEliminar