segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

As cheias!

É verdade que que o mau tempo e estas coisas que não controlamos, por vezes nos causam transtornos bastante grandes. Mas há coisas que oiço queme provocam orticária!
Há quantos anos é que vivemos com fornecimento de energia electrica de forma regular?
Sabem que há zonas do nosso país onde a energia electrica não chega?
De que é a responsabilidade disso?
Nas noticias só se houve dizer que isto é tudo uma vergonha, que a EDP tem responsabilidades, as Câmaras Municipais não cuidam das do que deviam!!!
A minha pergunta é: Não são estas instituições refelexo da nossa sociedade? Isto é tudo fantastico, qualquer coisa que aconteça lá tem o governo que ajudar, lá vem as ajudas! Seguros e coisas do genero? Ah, são muito caros! Será que precaver o futuro é assim tão dificil? Toda a gente arrisca o que pode e o que não pode, se a coisa corre bem os lucros ficam no bolso, se a coisa corre mal temos que dividir os prejuizos com quem não arriscou!
Há algum tempo atrás foi noticiada uma resolução de um grupo de pessoas que é bem o reflexo da forma egoista como a maioria dos portugueses vive! A decisão por parte da maioria dos trabalhadores da Autoeuropa de a administação da dita empresa despedir uns quantos colegas dos mesmo que decidiram, parece estranho mas é verdade um conjunto de pessoas decidiu que outro conjunto de pessoas podia muito bem ser despedida!
Trabalho numa empresa que representa em Portugal uma marca alemã, a dita marca passou, e ainda passa por dificuldades, foram despedidos muitos empregados, mas quando os que ainda mantinham o emprego foram confrontados com a hipotese de decidirem sobre a continuidade ou não de alguns a decisão foi bem diferente do que a que foi tomada na fabrica portuguesa, muitos deles decidiram receber menos ao fim do mês para que todos recebessem um salário, que embora mais pequeno não deixa de ser um salário em vez de um subsídio como no caso português.
Isto é só um exemplo, mas que demonstra bem como em Portugal poucos pensam na velha maxima " não faças com os outros o que não queres que os outros façam contigo!"
Se todos fugissemos aos impostos, haveria serviços de saúde? Quantos serviços nos faltariam?
Já repararam que normalmente os que menos pagam são os que mais reclamam?
Já repararam que normalmente os que cumprem não tem muita razão de queixa?
Já repararam que se comprassemos tudo aos chineses haveria de haver muitas mais empresas em Portugal a fechar?
Vamos lá pensar mais um bocadinho no vizinho do lado!
Ele não está ali ao lado só para nos lixar, tambem é capaz de estar por perto quando precisarmos de ajuda, e depois, temos lata para lhe pedir uma mão quando nem bom dia lhe dizemos?
Pois é, temos que viver com os outros por isso vamos pensar neles para eles poderem pensar em nós! Nós também somos os outros....na boca deles!

Sem comentários:

Enviar um comentário