Neste nosso país, há coisas absolutamente fantasticas!
Tenho dois filhos em idade escolar, um rapaz no 8º ano e uma rapariga no 5º. Depois de ponderados os prós e contras, foi decidido, por quem tem a incumbencia dos educar, de lhes mostrar o caminho, de lhes fornecer as ferramentas necessárias para poderem singrar na vida, que iriam estudar em escolas publicas. Até à data continuo a pensar que tem sido uma boa opção. Frequentam os dois também um ATL, esse sim privado, num colégio que também tem ensino directo. Como tal tem os dois, colegas e amigos que frequentam o mesmo espaço de ocupação de tempos livres, mas oriundos do ensino directo, não se fazendo notar a diferença.
O que quero aqui realçar e me parece absolutamente incrivel é demonstrativo da nossa falta de organização e planeamento, aplica-se ao ensino publico e privado.
Nenhum dos dois até à data teve qualquer tipo de “formação” de informatica! Nenhum dos dois recebeu nos estabelecimentos de ensino por onde tem passado, qualquer tipo de introdução, informação ou formação, para o uso de computadores “muito menos” para a utilização de programas informaticos. Como tal parece-me “aberrante” que os professores “peçam”, nem ponho a hipotese que exijam, trabalhos de casa, trabalhos de grupo onde os alunos além de terem que ter computador, tem que “dominar” alguns programas, para poderem executar tarefas que irão ser avaliadas e classificadas, como tal com influencia nas notas finais, e para as quais a “escola” não fez o que lhe era exigido, ensinar.
Parece-me que tal como foi feito com a introdução da lingua inglesa no primeiro ciclo, pois hoje é fundamental falar/escrever/ler inlês, é premente uma disciplina para introdução da informatica, não diria no primeiro ciclo mas com inicio no 5º ano, seria o mais adequado. Normalmente é também com o uso dos computadores que aumenta a necessidade da utilização do inglês.
Mais uma vez a “carroça vai à frente dos bois”. O que nasce mal, tarde ou nunca se endireita, pois é o que me parece que se passa aqui, quem não aprende desde o inicio como deveria, quem aprende de uma forma autodidata, ganha vicios e habitos que depois haverá mais dificuldade em eliminar.
Será, em minha opinião, uma actualização curricular de absoluta necessidade e com a qual todos ganhariam imenso.
Os professores que tantas “lutas” e tantas reenvidicações patrocinam, teriam aqui uma optima oportunidade de prestar mais um bom serviço à comunidade e aos proprios.
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