domingo, 12 de maio de 2013

Azia encarnada


Ontem jogou-se um clássico do futebol Português, Porto-Benfica, hoje sucedem-se os comentários da azia instalada!
Muito haveria a dizer, sobre os comentários e comportamentos de todos os que a esse respeito vibram. Penso que há lugar para todos e para tudo, com excepção à falta de respeito. Respeito, para mim, volto a repetir é (também) aceitar que há pessoas com opiniões diferentes, que são tão ou mais validas que aquelas que eu emito.
Eu não gosto do Benfica. Poderia estar aqui a tarde toda a argumentar porque penso assim, não preciso de o justificar, poderia não gostar de batatas, mas não, é mesmo de papoilas que não gosto. Aceito que outros não gostem do meu Sporting, admito que há quem seja do Benfica e seja indiferente ao Porto. Aceito os Anti, aceito os fanáticos, não aceito é que alguém que pensa diferente de mim, e só porque pensa diferente faça julgamentos de valor à minha pessoa.
Bocas e picar os adversários fazem parte do jogo, pelo menos é assim que eu o entendo. Percebo que dependendo do grau de confiança e intimidade entre as pessoas, os comentários ou argumentos possam roçar o “impróprio”, entendo que muita gente sofra mesmo a sério, quando a coisa corre menos bem (eu também já fui assim). Não entendo as pessoas, que por não terem argumentos ou por padecerem de falta de escrúpulos (digo eu), quando a coisa corre mal, insultam os outros (que pensam diferente). Não percebo, as pessoas que se julgam mais espertas e acima de toda a moral, que só porque não gostam de perder (como quase toda a gente), se acham no direito de emitirem juízos de valor em relação aos outros, tratando mal muitas vezes quem nem conhece!
Verdade é que de todos os lados vem gente boa e gente má. Verdade é que de todos os lados se apresentam pessoas que por força das vicissitudes da vida, não alcançam mais. Verdade é que de todos os lados aparece gente muito boa e com bons instintos. Verdade é que tudo isto é só a minha opinião, nem boa nem má, nem melhor nem pior. É a minha, suportada pela minha forma de ver as coisas, pelas minhas vivências pela minha experiência de vida.
Tudo isto para dizer, que tenho dificuldade em aceitar que alguém, só porque não vê as coisas na mesma forma que eu, me chame estupido, burro ou faça considerações sobre a minha pessoa baseadas numa diferença de opinião ou de ponto de vista que é tão meritório quanto o meu.
Sou Anti papoila? Pois sou. Demonstra alguma coisa menos boa do meu carácter? É capaz. Sou assim ….. porque sim. Cada um é como cada qual. Respeitemos as diferenças, são elas que tornam a vida bela!

1 comentário:

  1. Com fair play os jogos são vividos como devem ser, com emoção, alegrias e por vezes tristezas, mas a boa disposição não deve faltar, seja qual for o resultado.
    Em democracia temos a liberdade para exprimir as nossas opiniões e já sabemos que não gostamos todos do mesmo, seja clube de futebol seja o que for, mas isso não impede de convivermos em harmonia, respeitando os outros, mesmo que não se concorde com o seu ponto de vista.

    ResponderEliminar